Plataforma Gov.Pi Cidadão é um marco na transformação digital no Piauí

A ferramenta que será lançada no próximo dia 18 de setembro, em solenidade no Palácio de Karnak

Plataforma Gov.Pi Cidadão é um marco na transformação digital no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dentro do contexto de modernização e transformação digital, o Governo do Piauí está programando o lançamento do Gov.Pi Cidadão no próximo dia 18 de setembro, em uma cerimônia que acontecerá no Palácio de Karnak. Esta plataforma tem como objetivo oferecer serviços públicos de forma segura em um ambiente virtual. A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) foi responsável por catalogar os primeiros serviços que serão disponibilizados pelos órgãos estaduais por meio desta plataforma. A Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi) foi a responsável pelo desenvolvimento e validação dessa iniciativa. 

Com o novo sistema, as secretarias, órgãos, autarquias, fundações e empresas públicas estaduais vão disponibilizar serviços ao cidadão de forma on-line. A população vai poder acessar o Gov.Pi Cidadão pelo celular, computador, tablet, ou outro dispositivo móvel, sem precisar sair de casa. Inicialmente, serão ofertados cerca de 50 serviços públicos de 13 secretarias estaduais. De forma gradativa, outros serviços serão disponibilizados. Além disso, a ideia é que, paulatinamente, a presença física do cidadão em órgãos públicos seja substituída por uma experiência de acesso digital. 

(Com informações da Etipi)

“Queremos facilitar a vida do cidadão que ainda precisa se dirigir para um escritório do governo, uma secretaria, departamento ou agência para resolver pendências, buscar serviços, informações. Com o Gov.Pi Cidadão, os serviços serão ofertados de forma on-line, por meio de um aplicativo e também de um site, evitando assim deslocamentos, filas e burocracias”, disse o presidente da Etipi, Ellen Gera. 

Isso será possível porque o cidadão vai ter uma identidade digital. “Ao acessar, a plataforma vai reconhecer o perfil desse cidadão, e será capaz de verificar se ele tem veículo no Detran, suas pendências, por exemplo. A ideia é que o cidadão possa usar suas redes sociais, sua internet, seu aparelho para se divertir, trabalhar e, se precisar, encontrar de forma fácil os serviços do Governo na palma da mão”, finaliza o presidente da Etipi.

O Gov.PI Cidadão é uma importante entrega do Governo do Estado, dentro do Programa de Transformação Digital do Piauí. Essa e outras ações nessa área, chancelam uma nova forma prática e moderna de fazer a gestão pública, com o uso de soluções tecnológicas, visando benefícios reais às pessoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES