Plenário da Alepi aprova criação da Companhia Ferroviária do Piauí

O deputado Francisco Limma (PT), disse que o objetivo do projeto é permitir que a companhia amplie sua atuação, pois estava muito restrita a Teresina.

Plenário da Alepi aprova criação da Companhia Ferroviária do Piauí | Cristal Sá e Iury Parente
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, na sessão desta terça-feira (11), em primeira e segunda votação, que o Executivo transforme a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos em Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí. 

O Projeto de Lei do Governo 22/23 recebeu o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão de Administração Pública e Política Social na manhã desta terça-feira (11), durante reunião conjunta.

O relator da proposta na CCJ, deputado Francisco Limma (PT), disse que o objetivo do projeto é permitir que a companhia amplie sua atuação, pois estava muito restrita a Teresina. Na mensagem enviada à Assembleia, o governador Rafael Fonteles (PT) explicou que a proposição inclui nas competências da Companhia "a competência para executar obras de infraestrutura logística, o que vai ao encontro do Plano de Governo”.

Também foi aprovado pelo Plenário, o Projeto de Lei do Governo 20/23, que dispõe sobre as relações entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior, de pesquisa científica e tecnológica e de inovação e as fundações de apoio. Francisco Limma, relator da proposição na CCJ, afirmou que a finalidade é sistematizar, no âmbito estadual, as relações entre essas instituições para “melhor efetivar os princípios da administração pública, destacando o princípio da eficiência”.

O líder do Governo na Assembleia, deputado Fábio Novo (PT), disse que a mudança é necessária porque vai permitir a captação de recursos de outras áreas. 

"Todas as universidades, com suas fundações, fazem dessa forma. Permite, de forma desburocratizada, que a universidade possa celebrar convênios, termos de cooperação, e com isso incrementar suas receitas”, ressaltou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES