PM capacita mais de 100 agentes para expandir a Patrulha Maria da Penha no Piauí

Com o curso e os novos formados, o objetivo é levar o serviço para os batalhões de todo o estado

PM capacita mais de 100 agentes para expandir a Patrulha Maria da Penha no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Militar do Piauí, através do Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM), finalizou nesta quinta-feira (23), o II Curso de Capacitação ao Atendimento a Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar. Mais de 100 policiais militares foram capacitados para atuar na Patrulha Maria da Penha e em seus serviços.

 II Curso de Capacitação ao Atendimento a Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar Foto: Ascom 

Segundo a Coronel Elza Rodrigues, Comandante do CPCOM, a meta de descentralizar a patrulha da capital já foi atingida, com as bases de Piripiri, Parnaíba, Floriano e Picos. Com o curso e os novos formados, o objetivo é levar o serviço para os batalhões de todo o estado. "É de fundamental importância, pois vai contribuir para a expansão da Patrulha Maria da Penha em outros batalhões do interior do estado. Nossa meta já foi atingida, que era descentralizar para as cidades Piripiri, Parnaíba, Picos e Floriano. Já aconteceu e nós agora vamos expandir para outras cidades, outros batalhões,. O curso foi decisivo, os policiais se sensibilizam pela integridade da mulher e a sensibilidade de gênero", pontuou.

Até o final deste ano, cada batalhão do interior do estado vai contar com o serviço da Patrulha Maria da Penha 24 horas, é o que garante o Comandante Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes. “Nós saímos de duas Patrulhas Maria da Penha neste ano para mais de 18 unidades no interior, justamente estamos levando a Patrulha Maria da Penha para todos os municípios do Piauí. Todos os batalhões do interior terão uma guarnição da Patrulha Maria da Penha com a viatura lilás. Até o final do ano composta por policias militares 24 horas a disposição das nossas mulheres vítimas de violência, tanto para a prevenção quanto para o acompanhamento das medidas protetivas”, enfatiza. 

Cerca de 318  mulheres são assistidas pelo serviço no Piauí. Através da patrulha, muitas mulheres vítimas de violência se encorajam para denunciar e aprovam a assistência recebida pelo serviço oferecido pela PMPI. 

“Sou acompanhada pela Patrulha Maria da Penha, particularmente no início eu não quis dar parte. Eu vivia sofrendo tortura psicológica, verbal. Aí muitas pessoas chegaram a me aconselhar. Então quando ele agredia só a mim eu estava recuando, mas quando ele passou a agredir o meu filho, isso ele fez para me atingir. Eu saí do meu emprego, passei cerca de 22 anos passando por isso, até quando eu decidi colocar um ponto final nessa história. Aí fui atrás de ajuda e fui muito bem recebida, muito bem acompanhada, todas as semanas a patrulha passava na minha casa, me acompanhando, perguntado o que eu precisava, o que estava faltando e acontecendo”, explica a Francinete, assistida pela patrulha.

Para as assistidas, a Patrulha Maria da Penha é sinônimo de amor, de amparo, de fortaleza.  “O que eu tenho a dizer da Patrulha Maria da Penha é só agradecer por que desde o início eu fui amparada psicologicamente. A equipe está de parabéns. Eu recebi amor, recebi atenção. A mulher que está em situação de risco ela precisa acreditar em vocês, acreditar na PM. E é isso que eu peço a vocês. Apoio psicológico é fundamental. Quando a gente pede socorro, a gente só acredita em vocês. É o que a gente tem para se agarrar, é na polícia e na justiça. E que esse serviço se estenda para o interior. Nós somos fortes e guerreiras e nós temos o apoio da patrulha para nos tornar mais fortes ainda”, finalizou.

 Por: Ascom 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES