Polícia deflagra operação e cumpre mandados no Piauí, SP e Mato Grosso do Sul

Os mandados tratam de inquéritos policiais que apuram os crimes de constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro

Polícia deflagra operação e cumpre mandados no Piauí, SP e Mato Grosso do Sul | Divulgação/SSP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, por meio da SOI - Superintendência de Operações Integradas e da Polícia Civil, deflagrou a operação DRACO-96 “Rota Caipira”na manhã desta terça-feira (27), para cumprir 18 mandados de prisão temporária e busca e apreensão domiciliar nos estados do Piauí, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os mandados tratam de inquéritos policiais que apuram os crimes de constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Durante a ação foram presos suspeitos de liderar e operar as finanças do esquema, apreendidos valores e bens obtidos como proveito do crime e documentos relacionados aos fatos investigados. A investigação foi conduzida pelo DRACO – Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, com assessoramento da DIPC – Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. As buscas e prisões foram cumpridas com apoio da Polícia Civil de São Paulo e Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Polícia deflagra operação e cumpre mandados no Piauí, SP e Mato Grosso do Sul - Foto: Divulgação/SSP-PI

ENTENDA O CASO

Após a prisão do piauiense Laércio Batista, no interior do estado de São Paulo, a Polícia Civil do Piauí pôde identificar todo um núcleo responsável por entrada e circulação de drogas no país, pela via popularmente conhecida como “rota caipira”. 

Laércio foi preso em outubro do ano passado, responde a vários processos por crimes violentos, e, no sistema prisional, passou a integrar uma facção criminosa com origem no estado de São Paulo. Ao conseguir localizar e prender esse foragido no estado de São Paulo, a Polícia Civil obteve informações relevantes sobre a estrutura financeira da organização criminosa. 

Essa engenharia financeira permitia o pagamento de drogas que entravam no país pela fronteira com a Bolívia, bem como a operação logística necessária para transportar essa droga ao sudeste do país e estados nordestinos de destino final.

Foram realizados mandados de prisão temporária e busca e apreensão domiciliar nos seguintes municípios: 6 no município de Campo Maior-PI, 2 no município de Teresina-PI, 1 no município de Altos-PI, 1 no município de Coivaras-PI, 1 no município de Piripiri-PI, 3 no município de Corumbá-MS, 2 no município de Carapicuíba-SP, 1 no município de Osasco-SP e 1 no sistema penitenciário do Estado de São Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES