Polícia Militar do Piauí prendeu 71 pessoas e apreendeu 11 armas no carnaval

Com dados referentes ao período entre 09 e 14 de fevereiro, foi registrada a queda em índices de criminalidade no Estado

Polícia Militar do Piauí divulgou os dados da Operação Carnaval Seguro 2024 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Militar do Piauí divulgou, nesta quinta-feira (15), os dados da Operação Carnaval Seguro 2024, realizada em todo o Estado. Com dados referentes ao período entre 09 e 14 de fevereiro, foi registrada a queda em índices de criminalidade, comparados ao mesmo período carnavalesco do ano passado. 

Conforme o levantamento, o número de roubos em geral teve uma queda de 59,43%, com 71 casos contabilizados. Ano passado, foram 175 roubos registrados. Já nos casos de furto em geral no período do Carnaval, foi contabilizada uma diminuição de 44,37% em 2024 com 163 furtos. Ano passado, o número foi de 293 casos. 

Número  de roubos em geral teve uma queda de 59,43%

Segundo o Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, o policiamento foi reforçado em locais com maior presença de pessoas no carnaval, com o foco no policiamento preventivo e ostensivo.  “A Polícia Militar do Piauí se fez presente de forma intensiva e ostensiva, em todo o território piauiense, estando presente em 224 municípios. Em alguns municípios mais acalorados, em que teve fluxo maior de pessoas, a Polícia Militar intensificou o reforço, tanto do policiamento presente, já no interior, como tropas enviadas da capital num efetivo, em média, de 800 homens e mulheres. Fizemos a cobertura dos eventos festivos, dos blocos. Em média, a Polícia Militar esteve presente diariamente em cerca de 300 a 350 festas de blocos em todo o estado do Piauí, levando à paz, à tranquilidade e seu policiamento ostensivo preventivo. Um volume total de emprego em todos os dias do carnaval, na ordem de 6.200 homens, somando-se a todos os dias e turnos de trabalho”,  afirmou. 

Outros números

Ainda entre os dias 09 e 14 de fevereiro, a Polícia Militar realizou a apreensão de 11 armas de fogo e 365 gramas de entorpecentes. Além disso, 76 TCO’s foram confeccionados, 71 pessoas foram presas em flagrante, 3 menores foram apreendidos e 4 mandados foram cumpridos, além de 27 veículos recuperados.

Segundo o balanço, houve a queda de 60% nos registros de importunação sexual, com dois casos no carnaval deste ano. Em 2023, foram 5 situações. 

Para o coronel Scheiwann Lopes, os números registrados na Operação Carnaval 2024 são positivos, comparados a outros períodos.  “Tivemos aumento na apreensão do número de armas, aumento na apreensão do número de drogas; diminuição do roubo, de um modo geral, em quase 60%, e diminuição no furto na casa de 45%. Então são números positivos que a gente vem demonstrar e dizer que estamos no caminho certo”, destaca o Comandante-Geral. 

Trabalho integrado

Ainda de acordo com o Comandante-Geral, os resultados da Operação Carnaval Seguro 2024 são frutos de um trabalho integrado por todo o Piauí. 

“As forças integradas, coordenadas pelo nosso secretário de Segurança Chico Lucas e nosso governador, Rafael Fonteles, em que a palavra de ordem é levar a segurança a todo o Estado do Piauí, sobretudo nesses momentos de festividade, onde as pessoas vão em busca de se divertir com suas famílias, e a Polícia Militar, com as demais forças de segurança, se fez presente neste momento de grande festa”, finaliza.

Por: Ascom 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES