Polícia Militar elabora plano para reforçar segurança no Centro de Teresina

O batalhão irá realizar formaturas matinais com seu efetivo em praças da região do Centro, fortalecendo a presença policial

Polícia Militar elabora plano para reforçar segurança no Centro de Teresina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a proximidade das festas de fim de ano, o fluxo de pessoas em áreas comerciais de Teresina aumenta consideravelmente, sobretudo no Centro da cidade. Ciente disso, a Polícia Militar do Piauí montou um plano estratégico de segurança que já vem sendo colocado em prática nesses pontos, que requer atenção redobrada, devido à ação de lanceiros e lanceiras que costumam atuar nesta época do ano de forma mais intensa. 

Além do reforço no policiamento ostensivo durante os meses de novembro e dezembro deste ano, tanto na capital como em outros municípios, o Chefe do Departamento Geral de Operações da PMPI (DGO), Coronel Jacks Galvão, adianta que a PM juntamente com a Polícia Civil do estado, irão contar com o serviço de inteligência para identificar e prender os lanceiros.  

“Dentro de um planejamento da Polícia Militar tendo em vista a aproximação dessas datas em que a população vai com maior frequência as áreas comerciais, como por exemplo, no centro da cidade, as áreas comerciais da zona leste, Dirceu, Promorar e outras daqui da nossa capital bem como em outras cidades, temos feito todo um planejamento para aumentar a nossa presença ostensiva nesses locais mas também trabalhando com a inteligência e com uma parceria com a Polícia Civil para fazer a identificação dessas pessoas que vão até o Centro, o que nós chamamos de lanceiros, que se aproveitam da boa fé, da distração das pessoas que vão até o Centro fazer compras. Então nós temos todo um planejamento já a partir de novembro, intensificando ainda mais em dezembro”, destaca.

Polícia Militar elabora plano para reforçar segurança no Centro de Teresina - Foto: Ascom

Segundo o coronel Moreira Filho, comandante do 1º BPM, o batalhão irá realizar formaturas matinais com seu efetivo em praças da região do Centro, fortalecendo a presença policial. A Polícia Militar realizou o aumento de viaturas e segue visando a diminuição dos índices de criminalidade na área. 

"Essa preocupação é latente. Está chegando as compras natalinas, festas e o centro é superaquecido. Nós vamos sempre estar escolhendo uma praça no centro, para fazer nossas formaturas matinais. Estou fazendo 90 dias no 1º Batalhão e nesse período aumentamos o número de viaturas, recebemos o apoio da Rocam, na Rone, sempre que necessário. Já é de praxe que nos mês de dezembro, tenhamos operações natalinas. No mês de setembro conseguimos reduzir o número de furtos e de roubos no centro. O 1º Batalhão é muito vigilante, diligente nas suas condutas. Hoje nós fizemos um policiamento ostensivo, priorizando essa questão da Praça da Bandeira, Mercado Velho. Nós vamos avançar mais ainda", completa.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

O Chefe do DGO enfatiza ainda importantes dicas que as pessoas precisam colocar em prática ao frequentar áreas comerciais neste período do ano. 

“A gente aconselha sempre as pessoas para que elas tenham cuidado com os seus objetos pessoais, quando for às compras o ideal é levar o mínimo necessário. Ter cuidado com a bolsa, com a carteira, com o celular, tem que ter cuidado também ao estacionar o veículo, não deixar nada de valioso à mostra no carro. E a gente pede também que as pessoas façam as notificações das ocorrências, caso seja vítima de lanceiros ou de outro tipo de crime”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES