Polícia Militar oferece serviços de apoio psicológico a corporação no Piauí

A finalidade é proporcionar assistência psicológica aos policiais militares e seus familiares.

Polícia Militar oferece serviços de apoio psicológico para membros da corporação. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Assistência Integral à Saúde - CAIS, implantado em 2012, oferece atendimentos gratuitos de apoio mental todos os dias da semana, das 7h às 19h. Os serviços que contam com uma equipe multiprofissional, tem a finalidade de proporcionar assistência psicológica aos policiais militares e seus familiares.

O chefe do CAIS, Major Marcos. /Divulgação

Segundo a Polícia Militar, em 2022, o CAIS realizou cerca de 4.182 atendimentos e entre os meses de janeiro e abril deste ano, o local atendeu 899 pessoas. O chefe do CAIS, Major Marcos destaca que além da saúde mental, o Centro de Assistência também trabalha com a saúde física do policial militar, disponibilizando fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiro, assistente social, psiquiatra dentre outros profissionais. 

“Nós também trabalhamos com os familiares do policial, porque é um trabalho em conjunto. Então, o Centro é exatamente para dar apoio à saúde mental do PM e à sua saúde física, tanto ele como os seus familiares. Nós desenvolvemos alguns programas junto com os batalhões para que o adoecimento do policial militar seja o mínimo possível, porque nós sabemos da importância da saúde mental”, ressalta o Major Marcos.

O processo 

Os casos atendidos no Cais são referentes à depressão, ansiedade, estresse, pânico e problemas associados à álcool e drogas. Segundo o Major Marcos as principais queixas entre os pacientes são relacionadas a depressão e estresse. Ele ainda informa que ao chegar no espaço os policiais passam por uma triagem. 

“Nessa triagem ele passa pelo acolhimento com uma equipe de enfermagem. A enfermagem então faz o primeiro diagnóstico e, em seguida, ele é encaminhado para o setor de serviço social, onde lá ele passa por um levantamento social e aí depois o paciente é encaminhado para o setor clínico. Então, tem todo esse processo, e o tratamento varia para cada um”, explica o chefe do CAIS.  

Polícia oferece assistência psicológica aos policiais./Divulgação

Além desses serviços oferecidos na sede do CAIS, o Centro possui parcerias com clínicas terapêuticas de Teresina, caso o paciente necessite de internação. Em casos de falecimento de policial militar, o centro conta com o Plano de Assistência Funerária- PLANAF, trata-se de uma equipe multidisciplinar que está apta 24 horas para prestar assistência psicológica aos familiares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES