Polícia Militar realiza testes para a implementação do policiamento fluvial

Capacitações e testes já estão sendo realizados com o efetivo para o lançamento, previsto para dezembro

Polícia Militar realiza testes para a implementação do policiamento fluvial | Divulgação/PMPI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Militar do Piauí, através da Comando de Policiamento Ambiental (CPA), implementará em breve o policiamento fluvial, nova modalidade que dará apoio para as demais categorias de policiamento. Capacitações e testes já estão sendo realizados com o efetivo para o lançamento, previsto para dezembro. 

A modalidade será sediada no Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), no Bioparque Zoobotânico de Teresina, contando com pontos de apoio na Unidade Integrada de Segurança Pública (Uisp), embaixo da Ponte Juscelino Kubitscheck, além de uma no complexo turístico do Cabeça de Cuia, no Encontro dos Rios. 

O objetivo do policiamento fluvial é a realização do patrulhamento preventivo e educativo nos rios Poti e Parnaíba, além da área do Delta do Parnaíba. Podendo atuar ainda em açudes, lagoas e barragens, o emprego será voltado preservação, fiscalização e combate aos crimes ambientais de poluição dos corpos hídricos. 

O efetivo atual, habilitado pela Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros para conduzir e tripular embarcações/Jet Skis militares/civil no perímetro fluvial, já realizou testes funcionais da modalidade no rio Parnaíba e recentemente, dando apoio operacional na realização na Micarina Meio Norte, na área da avenida Raul Lopes, na zona Leste da capital. Atualmente, o BPA conta com 1 jet ski, 2 embarcações para 5 tripulantes e outra para 4. Há ainda a dotação de compra de mais duas de maior potência, para poder também ser usado na faixa costeira.

"Já teve testes, estamos fazendo a empregabilidade de avaliação para ver o rendimento e a consolidação do policiamento. Demanda tem, agora a gente está fazendo o emprego dele como testes laboratoriais, pilotos e temos registrado sucesso. O lançamento a gente quer fazer na primeira quinzena de dezembro, que é quando inaugura o porto. Por isso estamos fazendo tratativas no mês de outubro e mais capacitações no mês de novembro e paralelo a isso, a aquisição de equipamentos. A polícia está trabalhando, fazendo o planejamento de operacionalização, capacitação dos profissionais", disse o Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES