Policiais militares femininas serão homenageadas com Medalha de Ouro neste domingo

Entre os agraciados, estão 60 policiais militares femininas que receberão Medalhas de Ouro pelos 30 anos de bons serviços dedicados a PMPI

Avalie a matéria:
Mulheres que fazem parte da turma de 1994 dentro da Polícia Militar do Piauí | Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (21), às 8h, no Quartel do Comando Geral, será realizada a solenidade alusiva ao patrono da Polícia Militar do Piaui (PMPI), Tiradentes, ocasião em que o comandante-geral, coronel Scheiwann Lopes, concederá uma série de homenagens e honrarias para os policiais militares da corporação, em reconhecimento pelos bons trabalhos prestados a sociedade. 

Mulheres  - Entre os agraciados, estão 60 policiais militares femininas que receberão Medalhas de Ouro pelos 30 anos de bons serviços  dedicados a PMPI, a exemplo da major Márcia Jeane e suas companaheiras da turma de 1994.

Turma de 94 durante comemoração pelos 25 anos de bons serviços prestados à Polícia Militar do Piauí. (Foto: Arquivo Pessoal)

Concurso  - Essas mulheres ingressaram na Polícia Militar através de concurso público especifico,  conquistando vaga para frequentarem o Curso de Formação de Soldados (CFSd) femininos (no período de fevereiro a agosto de 1994).

Mulheres conquistaram direitos ao longo de bons serviços na PMPI. (Foto: Arquivo Pessoal)

Rigor - No início da carreira essa Turma de 1994,  passou por adaptações como a de cortar o cabelo curto, já  a farda era uma gandola (camisa), saia-short e sapato, bem diferente do efetivo masculino, que utilizava gandola, calça e coturno. 

Efetivo de policiais femininos da Polícia Militar do Piauí. (Foto: Arquivo Pessoal)

Pioneira  - O quartel era também  diferenciado pois havia a Companhia de Polícia Militar Feminina, cujo efetivo era quase que totalmente feminino, com exceção  do soldado masculino, que era corneteiro e do soldado masculino que era o motorista. O comando da Companhia Feminina era exercido pela oficial capitão Solange (hoje coronel PM RR Solange) que foi a primeira Policial Militar do Piaui. 

Mulheres fardadas durante trabalho na PMPI. (Foto: Arquivo Pessoal)

História de luta - Ao longo da carreira, as soldados/94 foram galgando novas patentes e postos, chegando ao quantitativo de 42 sargentos e 18 Oficiais na Turma. Destas, duas estão no Corpo de Bombeiros Militar do Piauí - CBM/PI (tenente coronel Elizabeth e tenente-coronel Cléia), pois na época  o Corpo de Bombeiros fazia parte da PMPI. 

Desafios - As conquistas mais importantes nesses 30 anos de serviço foram: a não  obrigatoriedade em cortar os cabelos durante os cursos; a mudança do fardamento para calça e coturno; a unificação do quadro, o que possibilitou a ascensão até o posto de Coronel; a descentralização da lotação das policiais militares femininas (PM Fem), que após  a extinção  da Companhia de Polícia Militar Feminina em 1998, possibilitou uma maior mobilidade entre as unidades (quarteis), pois as policiais femininas passaram a ser empregadas em diversas atividades (no trânsito, no Ostensivo, no Hospital da PMPI, no serviço administrativo, nas unidades operacionais, na Central de o Operações da PMPI etc.).

Policiais militares femininas serão homenageadas com Medalha de Ouro. (Foto: Arquivo Pessoal)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES