Políticos e autoridades lamentam morte de Celso Barros Coelho em Teresina

A OAB-PI decretou luto oficial de três dias

Jurista Celso Barros Coelho morreu, aos 101 anos, em Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O  jurista Celso Barros Coelho morreu, aos 101 anos, no início da tarde desta segunda-feira (10), em Teresina. Ele estava internado no Hospital São Marcos e a causa da morte não foi divulgada pela família. O velório acontecerá a partir das 19h no auditório da OAB-PI e o sepultamento  será na  manhã desta terça, às 09h, no Cemitério da Ressureição. A OAB-PI decretou luto oficial de três dias.

Vários políticos a autoridades usaram suas redes sociais para lamentar a morte de Celso Barros. Confira abaixo:

Celso Barros (advogado e presidente da OAB-PI) 

Hoje Celso Barros Coelho (meu querido avô) partiu para a minha memória, do amor de um neto a uma admiração por um grande jurista. Sem dúvidas a pessoa mais brilhante que pude conhecer, que tinha respostas para tudo, pois lia vários livros ao mesmo tempo e em várias línguas, sabia tudo de literatura, de história, de filosofia, de religião e de Direito, que gostava de futebol e de política.

Todos nós vamos morrer um dia, mas o importante é que quando acabarmos nossa missão aqui a gente deixe um legado e isso nem sempre se consegue. Meu avô conseguiu, mesmo com tantas dificuldades e a sua imperfeição humana, deixar um grande legado imaterial.

Agradeço a Deus por tanto privilégio por nossa convivência, de não apenas ser o seu neto, mas por acompanhá-lo em tantos momentos. Tantas vezes discutimos uma causa com algum cliente ou outro colega advogado e ele vinha com uma saída processual e tantas pessoas ela ajudou com tanta caridade. Combateu o bom combate, aliás muitos combates até os 101 anos de idade! Pessoas bondosas e que ensinam mesmo com seus erros e que nos amam ao seu próprio modo.

Viver é lutar, ele lutou por 101 anos. Numa das últimas conversas que tivemos ele me dizia que não compreendia o motivo pelo qual vivera tanto e outras pessoas morriam tão novas. Certamente essa é uma resposta que ele não conseguiu ter e também nós não teremos. Um beijo e sua benção vovô Celso.

Rafael Fonteles (governador) 

Gostaria de manifestar aqui nosso imenso pesar pela morte do advogado Celso Barros Coelho. Foi um dos maiores juristas do Piauí, inspirou e ajudou a formar gerações de advogados. Presidiu a OAB-PI por seis vezes, de 1962 e 1974. Foi também deputado estadual e federal pelo Piauí. 

Como advogado e como político, se notabilizou pela luta em defesa da Democracia e do Estado de Direito. Uma grande perda para o Piauí! Meus sentimentos à família, na pessoa do atual presidente da seccional piauiense da OAB, Celso Barros Coelho Neto, e aos amigos. Que Deus o tenha em bom lugar e conforte o coração de todos.

Wellington Dias (ministro)

Lamento o falecimento do grande homem e jurista que foi Celso Barros Coelho. Com 101 anos, Celso cumpriu sua missão com zelo e responsabilidade, sendo presidente da OAB-PI por seis vezes. Que Deus conforte à família e amigos neste momento. 

Fábio Novo (deputado estadual)

É com profunda tristeza que recebo a notícia de que o Dr. Celso Barros Coelho nos deixou. Celso foi um dos maiores juristas do Piauí, um homem de luta e muita coragem. Foi deputado estadual do Piauí, mas teve seu mandato cassado quando fez um discurso no período da ditadura, defendendo a democracia. Eu tive o prazer, como deputado estadual, de instituir um decreto legislativo que simbolicamente anulou a cassação dele. Em maio deste ano, quando o Dr. Celso Barros celebrou seus 101 anos de vida, tive a oportunidade de abraçá-lo.

Themístocles Filho (vice-governador) 

É com tristeza que lamentamos o falecimento do Dr. Celso Barros Coelho, uma figura ilustre do meio jurídico do Piauí. Com seus 101 anos de vida, deixou um legado significativo como jurista, intelectual, professor, advogado e político.

Sua atuação como deputado federal e como professor na Universidade Federal do Piauí demonstrou seu compromisso com o serviço público e com a formação de novas gerações.Neste momento de luto, estendemos nossas condolências aos familiares, amigos e colegas de Celso Barros Coelho.

Gracinha Mão Santa (deputada estadual)

Neste momento de dor e tristeza, nossos pensamentos e orações estão com a família e amigos do Dr. Celso Barros Coelho. Que encontrem conforto e consolo na memória de um homem excepcional, cuja influência e impacto jamais serão esquecidos.

Descanse em paz, Dr. Celso Barros Coelho. Sua contribuição para a advocacia e para a sociedade como um todo será lembrada e reverenciada para sempre.

 Chico Lucas (secretário de Segurança Pública) 

Com tristeza, recebo a notícia do falecimento do jurista e ex-presidente da OAB/PI Celso Barros Coelho. Dono de notável trajetória de conquistas e realizações, Celso Barros inspira as novas gerações na advocacia de todo o Piauí.

Uma perda irreparável não só para a advocacia, mas também para todo o sistema de Justiça e para a sociedade. Seu legado de honrosos serviços prestados à cidadania será eterno! Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte a família e os amigos neste momento de luto.

Markim Costa (vereador) 

Recebo a notícia com tristeza e lamento profundamente pelo falecimento do jurista Celso Barros Coelho, ex-presidente e Membro Honorário Vitalício da OAB-PI. Sua contribuição para a advocacia e para a sociedade como um todo é admirável. Que ele seja lembrado pelo seu legado e que seus familiares e amigos encontrem conforto nesse momento difícil.

Franzé Silva (presidente da Alepi)

Recebemos, com tristeza, a notícia do falecimento do jurista e ex-presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho, grande defensor da democracia e do acesso à justiça. Minha solidariedade aos amigos e familiares, na pessoa do presidente da OAB, Celso Barros Coelho Neto. 

Florentino Neto (deputado federal)

 Manifesto profundo pesar pelo falecimento do admirável jurista Celso Barros Coelho, um dos mais expressivos nomes da advocacia piauense. Estadista, jurista, defensor das liberdades públicas, da democracia e dos direitos humanos, o advogado foi deputado estadual, federal e presidente da OAB-PI.

Como professor de Direito, Doutor Celso deu importantes contribuições acadêmicas e suas ideias brilhantes continuarão inspirando futuras gerações de advogados. Seu legado de honrosos serviços prestados à cidadania será inesquecível. Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte a família e os amigos neste momento de luto.

Átila Lira (deputado federal)

Com pesar, recebemos a triste notícia do falecimento de uma grande referência na advocacia piauiense, o advogado, professor, jurista e escritor Celso Barros Coelho.

Sua contribuição para o mundo jurídico e seu legado serão eternamente lembrados na história do Piauí. Que o Dr. Celso descanse em paz e que Deus conforte os corações de seus familiares e amigos nesse momento difícil. Em nome do amigo Celso Barros Coelho Neto, presidente da OAB Piauí, enviamos nosso abraço, sentimentos e solidariedade a todos.

Marco Aurélio Sampaio (deputado federal) 

Nossa eterna gratidão e orgulho aos feitos de Celso Barros Coelho. Sua trajetória fala por si só, mas o legado do homem simples que venceu na vida pelos estudos, esteve ao lado certo da história (ao lutar pelo fim da ditadura) e participou de feitos que rendem uma contribuição inestimável ao país, sempre será motivo de inspiração para as novas gerações.

Meu abraço fraterno aos familiares e amigos neste momento de dor. Celso Barros Coelho será sempre lembrado com respeito e estima. 

Ziza Carvalho (deputado estadual)

 Recebemos com tristeza e pesar a notícia do falecimento do advogado Celso Barros Coelho. Ele foi presidente da OAB-PI por seis vezes e deixa seu legado como um dos mais importantes juristas do Piauí e do Brasil. Celso Barros também foi professor, deputado estadual e deputado federal. Ele é avó do atual presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto.

Desembargador. Hilo de Almeida Sousa (Presidente do TJ-PI),  Desembargador Olímpio Passos Galvão (Corregedor-Geral da Justiça do Piauí) e Desembargador José Ribamar Oliveira (Diretor-Geral da Ejud-PI) 

Com profundo pesar, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), a Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) e a Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) lamentam o falecimento do jurista, professor e advogado Celso Barros Coelho, aos 101 anos, nesta segunda-feira (10), em Teresina (PI).

Homem de conduta ilibada, notável jurista e político, Celso Barros Coelho escreveu seu nome na história piauiense como deputado estadual, deputado federal e presidente, por seis vezes, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí. Foi um dos grandes nomes piauienses na defesa da redemocratização brasileira. Também foi professor da Universidade Federal do Piauí, autor de inúmeros livros e advogado militante por mais de 70 anos.

Seu legado é imperecível e seguirá inspirando gerações de juristas do Piauí e do Brasil. Que haja conforto para os corações de seus familiares e amigos neste momento de dor.

Gustavo Neiva (deputado estadual)

Hoje o Piauí perde um grande advogado, jurista, professor, filósofo, o querido Celso Barros Coelho. Minha solidariedade aos familiares, em nome do presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto. Que Deus conforte a todos nesse momento de dor. Celso Barros deixa um grande legado para o nosso Estado e é um piauiense que orgulha a todos.  

Gustavo Henrique (político) 

Lamentar a perda de um Ícone da cultura, literatura e do Mundo Jurídico. Externar meus sinceros sentimentos pela perda de CELSO BARROS COELHO o DR.CELSO BARROS aos familiares, amigos e admiradores. Um abraço fraterno ao amigo @celsobarros.adv e que Deus o coloque na Boa Tribuna, no elevado Púlpito Celestial.

Dr.Celso e Alberto Silva foram os abonadores na época de minha ficha de filiação ao PMDB. Fui Coordenador de Campanha de Dr.Celso para Senador em 1994. Obrigado pela oportunidade, amizade e sinceridade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES