População do Piauí é a que mais produz bens para o próprio consumo no país

No Brasil, aproximadamente 6,8% da população se ocupa na produção de bens de próprio consumo

População do Piauí é a que mais produz bens para o próprio consumo no país | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2022, no Piauí, cerca de 18,2% da população de 14 anos ou mais de idade estava envolvida com a produção de bens para o seu próprio consumo, constituindo-se no maior indicador do Brasil. As atividades para o próprio consumo envolvem: o cultivo, a pesca, caça e criação de animais, produção de carvão, fabricação de roupas, cerâmicas, rede de pesca, construção de casa/muro/telhado de sua própria moradia.

De 2019 a 2022, houve uma queda na proporção da população piauiense ocupada na confecção de bens de próprio consumo, tendo diminuído de 22,1% para 18,2%. Em termos de quantidade de pessoas envolvidas naquela ocupação, em 2019 havia cerca 569 mil pessoas, tendo caído em 2022 para 480 mil pessoas, redução da ordem de 89 mil pessoas. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, em seu módulo de pesquisa relativo a Outras Formas de Trabalho.

No Brasil, aproximadamente 6,8% da população se ocupa na produção de bens de próprio consumo, o que representa cerca de um terço da média registrada para o Piauí. O estado com a menor produção para o próprio consumo é o Rio de Janeiro, onde cerca de 1,9% da população está envolvida.

Ao se ponderar a produção para o próprio consumo por sexo, temos que, no Piauí, os homens estariam mais envolvidos naquela atividade do que as mulheres, pois 21,8% dos homens e 14,9% das mulheres piauienses estariam ocupados na produção de bens para próprio consumo. No tocante ao sexo, os indicadores do país também são menores que o do Piauí, pois 7,6% dos homens e 6,1% das mulheres brasileiras estariam envolvidos naquela atividade.

O grupo etário das pessoas de 25 a 49 anos é o que mais se ocupa da produção para o próprio consumo no Piauí, representando 47,7% do total de pessoas envolvidas na atividade. Na sequência vem as pessoas de 50 anos ou mais, com 40,2%, e as pessoas de 14 a 24 anos, com 12,1% do total de pessoas.

No Piauí, percebe-se que quanto menor o grau de instrução da pessoa, maior o envolvimento na realização de atividades para o próprio consumo. Assim, cerca de 28,4% das pessoas sem instrução ou apenas com o ensino fundamental incompleto realizavam aquelas atividades. Para as pessoas com ensino fundamental completo e médio incompleto esse indicador era de 16,2%, enquanto para as de ensino médio completo e superior incompleto era de 10,6%, e para as pessoas com ensino superior completo era de 3,9%.

(Com informações do IBGE)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES