População preta apresenta maior quantidade de homens que de mulheres no Piauí

Para compreender como cada grupo étnico-racial se divide de acordo com o sexo recorremos a um indicador de razão de sexo

População preta apresenta maior quantidade de homens que de mulheres no Piauí | Imagem de Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para compreender como cada grupo étnico-racial se divide de acordo com o sexo recorremos a um indicador de razão de sexo, que sinaliza a proporção de homens em relação às mulheres. Quando a razão de sexo é superior a 100, significa que nesse grupo existem mais homens do que mulheres; quando é inferior a 100, que existem mais mulheres que homens no grupo. Assim, o indicador de razão de sexo para a população do Piauí em 2022 foi de 95,81, o que indica que para cada grupo de 95,81 homens havia 100 mulheres.

Ao analisarmos a razão de sexo por cor ou raça nos deparamos com valores distintos para cada uma delas. Para a população de cor ou raça preta no Piauí temos uma razão de sexo da ordem de 109,95, onde para cada 109,95 homens temos 100 mulheres, constituindo-se no único grupo étnico-racial do estado onde o quantitativo de homens é superior ao de mulheres. Na sequência vem a população de cor ou raça indígena, com uma razão de sexo de 96,02; a parda, com 94,82; a branca, com 91,70; e, por último, a amarela, com 76,49.

No tocante ao Brasil, verifica-se que a população de cor ou raça preta apresentava uma razão de sexo de 103,95, o que significava que para cada 103,9 homens existiam 100 mulheres no país. Nas unidades da federação, em apenas três delas a população de cor ou raça preta apresentava uma razão de sexo menor que 100, ou seja, menos homens que mulheres: na Bahia, com uma razão de sexo de 96,94; no Rio Grande do Sul, com 95,41; e no Rio de Janeiro, com 91,93. Merece destaque a maior razão de sexo da população preta, que foi verificada no estado do Amazonas, com 136,63 homens para cada 100 mulheres.

Uma multiplicidade de fatores pode explicar as diferenças de razão de sexo entre os grupos étnico-raciais analisados, podendo mesclar dimensões demográficas, como natalidade, mortalidade, migração, assim como uma multiplicidade de critérios de pertencimento étnico-raciais, que são atravessados pela situação e contexto socioeconômico em que cada indivíduo está inserido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES