Porto de Luís Correia recebe segunda draga e acelera obra de dragagem

Com duas dragas trabalhando simultaneamente, o cronograma da dragagem será antecipado

Porto de Luís Correia recebe segunda draga e acelera obra de dragagem | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último dia 13, o Porto de Luís Correia, localizado no litoral do Piauí, recebeu sua segunda draga, que desempenhará um papel crucial na obra de dragagem do canal externo. A nova draga, fabricada na Holanda, impressiona por suas dimensões: possui 80 metros de comprimento, 15 metros de largura e uma cisterna com capacidade para 2.300 metros cúbicos.

Com duas dessas modernas dragas operando simultaneamente, o cronograma da dragagem será acelerado consideravelmente. Isso significa que o Porto de Luís Correia estará apto a receber embarcações de médio a grande porte em breve. Segundo o presidente da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí), Victor Hugo, a obra de dragagem do Porto de Luís Correia é fundamental para o desenvolvimento e a competitividade do Piauí, que poderá alcançar um nível superior de crescimento e progresso. 

“O Porto de Luís Correia é uma aspiração antiga e um projeto que vai mudar a situação econômica e social da área. Estamos empenhados em finalizá-lo o quanto antes e poder gerar novas possibilidades e investimentos para o nosso estado”, ressaltou Victor Hugo.

A presidente do Porto do Piauí, Cristina Araújo, ressaltou que a dragagem é um passo fundamental para a operacionalização do terminal pesqueiro. “A dragagem vai permitir que navios com maior capacidade possam acessar o porto e escoar a produção pesqueira do Piauí, que é uma das maiores do Nordeste. Além disso, vai abrir as portas para novos mercados e parcerias comerciais com outros países”, disse a presidente. 

A primeira fase do projeto do Porto de Luís Correia, abrangendo o Terminal Pesqueiro e a dragagem do canal de acesso ao rio Igaraçu, está programada para ser concluída até dezembro deste ano. O governador Rafael Fonteles fez o anúncio durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para o início das obras em 25 de maio. O investimento total será de R$ 90 milhões, marcando o maior aporte de recursos já destinado pelo Governo do Estado a obras públicas.

O projeto inclui a expansão do complexo portuário para a construção de um porto operacional, visando facilitar o acesso de turistas e o transporte de carga. Estrategicamente localizado, o porto ficará próximo ao Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho, à Zona de Processamento e Exportação (ZPE) Parnaíba e à BR-343. O Porto de Luís Correia, sendo o único porto público do Piauí, abrange uma área total de 180 hectares e está situado a 18 quilômetros da cidade de Parnaíba, a cerca de 336 quilômetros da capital Teresina.

(Com informações do Governo do Estado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES