Porto de Luís Correia vai gerar produtividade e crescimento econômico ao Piauí

Estão sendo investidos R$ 90 milhões na conclusão da primeira etapa, que deve ser inaugurada em dezembro.

Porto de Luís Correira vai gerar produtividade e crescimento econômico ao Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dia do Piauí é comemorado no dia 19 de outubro, mas uma outra data é motivo de muita expectativa e festejo por parte da população piauiense. 13 de dezembro será um dia considerado como divisor de águas para o desenvolvimento do litoral do Estado, sobretudo no setor economico, potencializado pelo comércio de vários produtos. Isso porque é a data anunciada pelo governador Rafael Fonteles para a conclusão do primeiro passo para a efetivação do Porto de Luís Correia, obra muito aguardada e que promete ser um verdadeiro presente para o Piauí.

Iniciada em 2021, a etapa atual de consolidação das obras do Porto de Luís Correia passa pela fase de elaboração e projetos, de estudo, relacionado ao primeiro terminal, que será o terminal pesqueiro. Esse terminal, por sí só, já reúne diversos benefícios para a comunidade, como a oferta de energia e promoção da urbanização na região. É o que aponta Maria Cristina de Araújo, Diretora-Presidente da Companhia Porto do Piauí. Ela destaca que os anos de 2021 e 2022 foram focados nos estudos ambientais e no aperfeiçoamento dos projetos para a viabilização das obras.

"Já no início de 2023, a obra foi licitada em sua primeira etapa, referente ao cais e dragagem e vai seguir. A obra não vai ser totalmente finalizada em dezembro, mas estaremos iniciando a entrega. São várias etapas, e essa primiera que estamos concluindo é o terminal pesqueiro. Logo em seguida, vamos licitar uma outra etapa para instalação de um parque empresarial".

Primeira Draga instalada

A primeira draga no Porto de Luís Correia, Litoral do Piauí, foi instalada no dia 18 de agosto de 2023. O objetivo desta draga é atingir uma profundidade de sete metros na maré baixa e nove metros na maré alta, o que facilitará o transporte e recepção dos produtos pesqueiros. A conclusão da primeira etapa do Porto de Luís Correia, que é o terminal pesqueiro e dragagem do canal de acesso ao rio Igaraçu, onde estão sendo investidos R$ 90 milhões.

Porto de Luís Correia

Em 2024, os trabalhos estarão focados na instalação da infraestrutura das empresas que irão operar nesses dois terminais, tanto no pesqueiro, como no de grãos. No pesqueiro, a empresa obviamente ligada a cadeia da pesca e no outro terminal a gente precisa de estrutura para armazenamento de grãos e fertilizantes.

O Porto está situado a 20km da ZPE – Zona de Processamento e Exportação de Parnaíba. Ambas iniciativas devem atuar de forma conjunta com o objetivo de fortalecer a economia piauiense através das exportações.

Zona de Processamento e Exportação de Parnaíba

A Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí (ZPE Piauí) é uma das três subsidiárias da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí S/A, instalada no município de Parnaíba. Trata-se de um condomínio industrial dotado de Área de Despacho Aduaneiro administrada pela Receita Federal do Brasil para o controle de entrada de matérias primas e insumos e saída de produtos manufaturados com destino ao mercado exterior livre de todos impostos federais e estaduais. 

Zona de Processamento e Exportação de Parnaíba

Entretando, as empresas instaladas na ZPE têm a opção de vender seus produtos industrializados no mercado nacional, situação em que terá que pagar seus impostos normalmente. “Por ser a segunda ZPE do Brasil em pleno funcionamento, pelo espaço físico que tem disponível, por estar localizada numa região rica em fontes de insumos e matérias primas e pela localização privilegiada, próxima aos principais portos e aeroportos do Nordeste, a ZPE do Piauí é, atualmente, o espaço mais atraente no Brasil para novos investimentos com ênfase nas exportações”, ressalta Álvaro Nolleto, presidente da ZPE piauiense.

Com quase dois anos desde a sua criação, a ZPE de Parnaíba já exportou 60 toneladas de cera de carnaúba e tem duas indústrias instaladas, gerando aproximadamente 40 empregos diretos. Além delas, há outras quatro indústrias aprovadas pelo Conselho Nacional das ZPEs (CZPE) e que se encontram em fase de implantação para entrar em funcionamento em breve (uma montadora de tratores, uma indústria cosmético, uma indústria de beneficiamento de castanhas e uma indústria de beneficiamento de mel de abelhas).

Também já se encontram instaladas na ZPE Piauí 13 empresas prestadoras de serviços na área de tecnologia (startups), gerando 110 empregos diretos e prestando serviços para clientes do Brasil, dos Estados Unidos, Europa e outros continentes. Atualmente as empresas da ZPE totalizando cerca de 150 empregos diretos. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES