Prazo de adesão ao Refis 2023 para quitar débitos termina hoje (28)

O Programa oferece descontos de até 95% dos débitos relativos a juros e multas para quem efetuar o pagamento à vista.

Dívidas estaduais podem ser renegociadas até hoje (28) com desconto de até 95% | Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A data limite para os contribuintes regularizarem seus débitos referentes aos tributos estaduais (ICMS, IPVA, ITCMD) e taxa do Detran e Setrans, por meio do Programa de Recuperação de Créditos Tributários (Refis 2023) é hoje, quinta-feira (28). 

O Programa oferece descontos de até 95% dos débitos relativos a juros e multas para quem efetuar o pagamento à vista, tanto para os débitos inscritos ou não em Dívida Ativa, ajuizados ou não, incluindo os débitos negociados antes do programa.

“O último prazo para pagamento é realmente no dia 28 de dezembro, que também é o último dia de expediente bancário do ano. O contribuinte deve fazer a adesão o quanto antes, de preferência, não deve deixar para a última hora, pois normalmente é um período bastante tumultuado por conta das festas do fim do ano”, ressalta a superintendente da Receita Estadual, Graça Moreira Ramos.

A superintendente ainda lembra que atendendo a um pedido do setor empresarial e contábil, o governo já prorrogou o prazo, que estava previsto para o dia 15 para 28 de dezembro, até para os contribuintes aproveitarem o 13º salário para quitarem as dívidas tributárias estaduais. 

Parcelamento de dívidas

O REFIS 2023 oferece a possibilidade de parcelar o débito. No caso do ICMS, o parcelamento pode ser feito da seguinte forma: em três vezes, com 90% de desconto dos juros e multas punitivas e moratórias; seis vezes, com 80% de desconto de juros e multas; doze com 70% de desconto de juros e multas; ou em até noventa parcelas, sendo que nessa última opção o contribuinte deve dispor de uma entrada mínima de 20% do valor total do crédito tributário.

Já em relação aos débitos relativos ao IPVA e ITCMD, podem ser parcelados em três, seis e até doze vezes, sendo que os descontos serão, respectivamente, de 90%, 80% e 70%. O Refis 2023 foi aprovado, a partir da publicação da Lei nº 8.201, de 1º de novembro de 2023. O governo espera arrecadar cerca de R$ 50 milhões.

Saiba como negociar débitos do Refis 2023:

- Para negociar o IPVA, acesse o site: https://webas.sefaz.pi.gov.br/dar-ipva/

- Para pagar taxas do Detran, acesse o site: https://www.detran.pi.gov.br/

- E para negociar débitos do ITCMD, procure uma das Agências de Atendimento da Sefaz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES