Prefeitura de Teresina inicia operação para o controle de aguapés no Rio Poti

Durante a temporada de seca, o nível de água baixa e a correnteza quase desaparece, criando condições propícias para a rápida proliferação

Prefeitura de Teresina inicia operação para o controle de aguapés no Rio Poti | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em setembro, a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), deu início a uma operação que se estenderá até o final de novembro. Essa ação é fundamental para a preservação dos recursos hídricos na região, concentrando-se na remoção dos aguapés que se acumulam no Rio Poti, um fenômeno recorrente durante o período de seca.

Durante a temporada de seca, o nível de água baixa e a correnteza quase desaparece, criando condições propícias para a rápida proliferação dos aguapés, plantas aquáticas que se reproduzem de forma acelerada. Isso é exacerbado pela presença de elementos orgânicos na água, que servem como nutrientes para essas plantas aquáticas.

Para controlar o excesso de aguapés, a SEMDUH iniciou a condução manual, prática que será executada até o final de novembro, quando se espera o início da temporada de chuvas. O serviço é conduzido com o auxílio de cabos de nylon, varas de bambu e barcos motorizados.

Abib Salim, Fiscal de Limpeza da SEMDUH, explicou o procedimento: “Estamos conduzindo os aguapés do Rio Poti, partindo da ponte do Dirceu até o Rio Parnaíba. O serviço é manual devido à dificuldade de acesso das máquinas pesadas, como retroescavadeiras, às margens do Rio Poti. Os aguapés são direcionados para o Rio Parnaíba, que possui uma correnteza mais forte, permitindo que sigam seu curso natural e evitando o acúmulo nas margens.”

Prefeitura de Teresina inicia operação para o controle de aguapés no Rio Poti - Foto: Ascom

Controlar o excesso de aguapés é crucial para preservar o ecossistema aquático e manter a qualidade da água na região. Além de promover a saúde do rio, essa iniciativa visa prevenir impactos negativos na biodiversidade, no equilíbrio ecológico e na qualidade de vida das pessoas que dependem desse recurso vital, como os pescadores.

A SEMDUH ressalta a importância de medidas como essa e da conscientização da população sobre a conservação dos recursos hídricos. Ações desse tipo reforçam o compromisso da Prefeitura de Teresina com o meio ambiente e a qualidade de vida da cidade.

(Com informações da PMT)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES