Prefeitura de Teresina lança cinco editais da Lei Paulo Gustavo

Os cinco editais apresentados durante o evento receberam nomes de artistas que marcaram a história de Teresina e que já faleceram

Dr.Pessoa | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), realizou, nesta quarta-feira (4), no auditório do Palácio da Música, a cerimônia de lançamento dos cinco editais da Lei Paulo Gustavo em Teresina (Lei complementar nº 195 de 22 de julho de 2022), que contemplam diversas linguagens artísticas e culturais desenvolvidas pelos fazedores de cultura da capital.  

O chefe do Executivo municipal destacou a importância que a Prefeitura tem dado ao setor cultural da cidade. “Nós acreditamos e sabemos da importância do setor e atividades culturais de Teresina para a população. Queremos que os recursos dessa lei possam atender e auxiliar os fazedores de Cultura de nossa cidade, para que eles possam executar e entregar a população a criatividade de cada um. A Lei é uma forma de mostrar o trabalho desses artista, além de assisti-los de forma emergencial, devido os transtornos sofridos, causados pelo período da pandemia”, afirmou.

Os cinco editais apresentados durante o evento receberam nomes de artistas que marcaram a história de Teresina e que já faleceram.  Os editais são: Afonso Miguel que contemplará mestres da cultura popular; Edital Magalhães, com apoio as demais áreas culturais; Edital Chagas Júnior, com apoio ao cinema de rua e ao cinema itinerante e o Edital Maria Sueli, com a formação, qualificação e difusão do audiovisual, com lançamento previsto para o próximo dia 11 de outubro.

O secretário de Cultura, Neto do Angelim, enfatizou que este é um momento histórico da cultura teresinense. “Sabemos o quanto vocês artistas têm esperado por esse momento, pela liberação desses recursos, mas principalmente para colocar em prática projetos que há anos vocês vem planejando, no qual agora com a esta Lei vocês poderão implementar”, disse. 

O presidente do Conselho Municipal de Teresina, Pedro Vidal destacou que a Lei vai destinar R$ 8 milhões, sendo o maior recurso já destinado para a cultura local. “Então, a Lei Paulo Gustavo, que traz um aporte, recursos de mais de 8 milhões de reais para a Teresina, o maior recurso para a cultura que o nosso município já teve. Ele está dividido em seis editais, cada um homenageando a personalidades da cultura de Teresina e do Piauí como um todo. E assim, dividindo nesses segmentos, a gente vai conseguir contemplar diferentes modais de arte e de cultura, pontuou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES