Prefeitura de Teresina lança Programa da Erradicação da Pobreza Menstrual

O programa visa promover informação sobre saúde e higiene menstrual e acesso às políticas públicas, ações educativas e insumos de higiene e saúde menstrual

Prefeitura de Teresina lança Programa da Erradicação da Pobreza Menstrual | Prefeitura de Teresina
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de reduzir as faltas e a evasão escolar das alunas, principalmente devido aos transtornos vividos nos períodos menstruais, foi lançado na manhã desta terça-feira (14), na Escola Municipal Parque Itararé, situada na zona Sudeste,  o Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual.  A solenidade contou com a presença de 151 adolescentes. 

O programa consiste no fornecimento de absorventes higiênicos para estudantes do sexo feminino visando a promoção da saúde e ao enfrentamento da exclusão escolar mediante o combate a precariedade menstrual. A proposta é estender a ação às demais escolas da Rede Municipal de Ensino, atendendo as estudantes com idade entre 10 e 55 anos.

As estudantes matriculadas nas escolas de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Municipal de Ensino, na faixa etária entre 10 a 55 anos, incluídas no Cadastro Único, Número de Identificação Social (NIS) ou em algm benefício eventual da Prefeitura de Teresina, podem participar do Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual. 

“Sem dúvida, com essa iniciativa, espera-se assegurar a dignidade e o bem-estar de nossas alunas, que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar produtos de higiene menstrual. Além disso, o programa contribui para a promoção da equidade de gênero e para a erradicação da pobreza menstrual. Hoje, firmamos mais um compromisso com a nossa comunidade escolar”, enfatiza a secretária executiva de Gestão da Secretaria Municipal de Educação, professora Edileusa Sampaio.

Prefeitura de Teresina lança Programa da Erradicação da Pobreza Menstrual / Foto - Pedro Arimateya

Durante a solenidade houve a distribuição de pacotes de absorvente, palestras e orientações sobre promoção e proteção à saúde menstrual e entrega de folder informativo. O secretário executivo de Ensino, professor Reinaldo Ximenes, destacou que a ação realizada é um compromisso do Prefeito Dr. Pessoa, assim como do secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.

“Esse programa, que desenvolvemos em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, através de palestras educativas e informativas, vem minimizar a evasão escolar feminina, especialmente de mulheres que estão no seu período menstrual e precisam de seu material de higiene pessoal”, acrescentou Reinaldo Ximenes.

De autoria da vereadora Euzuila Calixto, o programa visa promover informação sobre saúde e higiene menstrual e acesso às políticas públicas, ações educativas e insumos de higiene e saúde menstrual. Dentre as ações está a distribuição gratuita de produtos de higiene e saúde menstrual, combate à desinformação e tabu sobre menstruação, com a ampliação do diálogo sobre o tema nas políticas, serviços públicos, na comunidade e nas famílias.

Também participaram da solenidade de apresentação do programa toda a Gerência de Assistência ao Educando (GAE) da Semec, técnicos e a médica da Fundação Municipal de Saúde, acadêmicos que atuam nas Unidade de Pronto Atendimento (UPAs), estudantes e servidores da unidade de ensino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES