PRF e ADAPI apreendem mais de 1 tonelada de animais e organismos marinhos

Além disso, 25 animais marinhos foram resgatados vivos.

PRF e ADAPI apreendem mais de 1 tonelada de animais e organismos marinhos. | Reprodução WhatsApp
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 1 tonelada de animais e organismos de origem marinha que estavam sendo transportados sem documentação necessária exigida por lei, foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã desta quinta-feira (24), na BR 343, em Parnaíba (PI). Os animais foram encontrados distribuídos em caixas de isopor e sacolas plásticas em um caminhão.

Além disso, 25 animais marinhos foram resgatados vivos. Dentre os seres apreendidos, estão: estrelas-do-mar; camarões; lagostas; caranguejos, polvos e peixes. Os seres marinhosforam encontrados no compartimento de carga de um caminhão, abordado durante fiscalização colaborativa entre a PRF e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI).

25 animais marinhos foram resgatados vivos./ Foto: Reprodução WhatsApp

Segundo a PRF, após a ordem de parada, as equipes solicitaram ao condutor, um homem de 45 anos,cuja a identidade não foi revelada, a apresentação dos documentos exigidos por lei. Dada a ausência dos papéis e a evidente falta de inspeção sanitária no compartimento em que os animais eram transportados, realizou-se uma minuciosa inspeção no espaço, resultando na descoberta da carga ilegal.

Diante dos indícios, o condutor foi encaminhado à Delegacia Regional de Parnaíba, ele responderá, em princípio, por Crime Ambiental. Esse crime engloba ações como a pesca, comercialização ou transporte de pescado proveniente de pesca proibida, sujeitando o infrator a três diferentes formas de responsabilização: administrativa, civil e penal. Os animais vivos foram resgatados em segurança e estão à disposição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Prefeitura de Piripiri e PRF formalizam Acordo de Cooperação Técnica

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro recebeu nesta quarta-feira (23) a visita do Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Bruno Dias. O motivo da visita é a formalização do acordo de cooperação técnica, celebrado entre a Prefeitura de Piripiri e a PRF, visando o recolhimento de animais soltos nas vias e BR's que cercam a cidade e suas proximidades.

“Essa formalização é para evitar acidentes com animais nas imediações da BR 343. Vamos acionar nossos policiais e pedimos à prefeita que fale com as equipes que tem contatos com os criadores para manter os animais nos currais. Esses animais se avistados nas estradas terão que ser informados para nossos agentes, o que gera multa e é crime. Animal solto gera risco muito grande e temos que fazer com que isso não aconteça”, disse o superintendente Bruno Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES