Procurador federal faz homenagem para Celso Barros Coelho em artigo

O jurista Celso Barros Coelho morreu na última segunda-feira (10), aos 101 anos, em Teresina

Jurista Celso Barros Coelho morreu, aos 101 anos, em Teresina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O procurador federal  Georgino Melo e Silva escreveu um artigo para homenagear o jurista Celso Barros Coelho, que faleceu, aos 101 anos, na última segunda-feira (10), em Teresina. Confira abaixo:

PROFESSOR CELSO BARROS COELHO

No mundo em que vivemos, onde o que vemos é uma infinita fração do que existe, volta à Casa do Pai um dos homens que, com sua visão de estadista, jurista e professor, ajudou a forjar a grandeza do glorioso Piauí, o notável brasileiro Celso Barros Coelho. Ele era um homem de elevado espírito público, tinha orgulho de suas raízes maranhenses e era apaixonado pelo Piauí.  Dotado de sólida formação humanística e de incomparável erudição, o Professor Celso Barros era um otimista da melhor cepa, jamais admitia falar de pessimismo, e seu mote era o desenvolvimento do Brasil. O seu talento de jurista e de admirável polígrafo iluminou o Congresso Nacional, onde se destacou pela força de seu verbo e como um dos coautores do Código Civil.

Celso Barros Coelho era um ser virtuoso e de alma generosa. Ele tinha o dom da persistência num mundo de desistências; coerência na era dos ziguezagues; lealdade num tempo de velhas e novas alianças; convicções profundas reagindo à futilidade dos ventos erráticos de cada conjuntura. Desse solo ético brotou a reconhecida capacidade intelectual e política deste brasileiro que viveu mais de um século. 

Quando tive o privilégio de residir em Teresina , nos idos de 1989, fui apresentado ao Dr. Celso. A sua convivência era uma lição de vida. Sabendo de minhas origens portuguesas e maranhenses, foi logo recitando um poema de Camões e uma redondilha de Gonçalves Dias, como cultor da Língua Portuguesa. Ele gostava e era apreciador da grande literatura; sabia de cor poemas de Da Costa e Silva, Augusto dos Anjos; costumava citar trechos dos Sermões do Padre Antônio Vieira.

Foi um grande privilégio conviver com o Professor Celso, pois ele seguiu a trajetória e a linhagem de uma elite culta que conjugou o progresso com os interesses nacionais. Era um homem de fino trato, culto, elegante, dotado de prodigiosa memória. Tinha o domínio da palavra e o ritmo envolvente da narrativa. A morte do dr. Celso Barros subtraiu do Piauí um homem que soube cumprir o seu mister com arte e muito talento. Trazia dentro de si uma aura peculiar e um magnetismo que contagiava a todos. Sua história é de integridade, dignidade, amor ao próximo e defesa intransigente dos valores mais altos do Piauí. Não morre com ele somente o polígrafo  e o político, mas um pedaço da cidade, um pedaço do Pìauí, uma substância dinâmica da vida do Estado.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES