Procuradora Clotildes Carvalho toma posse no Conselho Superior do MP-PI

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) tem atribuição de fiscalizar e superintender a atuação do Ministério Público, bem como de velar pelos seus princípios institucionais.

Procuradora de Justiça Clotildes Costa Carvalho | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A procuradora de Justiça Clotildes Costa Carvalho foi empossada, na manhã desta quarta-feira (10), no cargo de conselheira do Conselho Superior do Ministério Público do Piauí (CSMP/MPPI), durante a quarta sessão deliberativa extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça do MPPI.

Clotildes Carvalho era suplente do Conselho Superior. Agora, ela passa a integrar o órgão como titular, em razão da vaga deixada pelo procurador de Justiça Fernando Ferro, que assumiu o cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público. Ele continua a compor o Conselho Superior, agora como membro nato em razão de ser o Corregedor, conforme o estabelecido na Lei Orgânica do Ministério Público do Piauí (Lei Complementar Estadual nº 12/93).

Após a posse, a procuradora Clotildes Carvalho foi saudada pelos demais integrantes do Colégio de Procuradores. A nova conselheira disse que vai desempenhar as funções do cargo com muita dedicação. 

“Peço a Deus saúde e sabedoria para exercer as atribuições do cargo. Peço discernimento para não cometer injustiças nos pareceres e votos que farei”, disse. Ela finalizou citando o Nobel de Literatura Pablo Neruda.

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) tem atribuição de fiscalizar e superintender a atuação do Ministério Público, bem como de velar pelos seus princípios institucionais. Integram o CSMP o Procurador Geral de Justiça, o Corregedor do Ministério Público, como membros natos, e quatro procuradores de Justiça, eleitos pelos membros do Ministério Público para mandato de dois anos.

O CSMP se reúne, ordinariamente, duas vezes por mês e, extraordinariamente, por convocação do Procurador Geral, ou dois terços dos seus membros. O Conselho tem, entre outras atribuições, julgar os processos de movimentação na carreira dos membros do MPPI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES