Professores do Instituto Federal do Piauí entram em greve

O Meionews.com está tentando contato com o Ministério da Educação (MEC). Confira as pautas manifestadas pelos professores

Professores do Instituto Federal do Piauí entram em greve | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI) iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (15). Os servidores técnico-administrativos da instituição estão paralisados desde o dia 10 de abril. O Meionews.com aguarda um posicionamento do Ministério da Educação (MEC).

O QUE ACONTECEU: O Sindicato dos Docentes do Instituto Federal do Piauí (SINDIFPI) aderiu à greve nacional e solicitou à reitoria da instituição a suspensão dos calendários acadêmicos de todos os campi espalhados pelo estado, a reprogramação das férias dos(as) docentes e o agendamento de uma reunião entre a Reitoria e a Coordenação Estadual da SINDIFPI.

REIVINDICAÇÕES: O movimento grevista denuncia perdas salariais acumuladas nos últimos anos, cortes de investimento na educação pública e medidas que precarizam a atuação docente. A categoria afirma que o governo tem se negado a reconhecer as reivindicações da categoria e insiste na precarização das instituições de ensino federais.

NOTA DO IFPI: o IFPI comunicou que haverá pleno diálogo com os/as servidores/as para garantir o livre exercício do direito à greve, simultaneamente à garantia do funcionamento dos serviços essenciais.

“Às/aos estudantes do IFPI e seus familiares, reiteramos nosso compromisso em oferecer uma educação de qualidade direcionada às demandas sociais e comunicamos que envidaremos todos os esforços para garantir o pleno direito dos alunos. Por fim, esperamos que as negociações entre o governo e os sindicatos evoluam o mais rápido possível, e ambos encontrem uma solução que contemple a pauta de reivindicações dos trabalhadores permitindo um retorno breve das atividades escolares”, diz o comunicado.

De acordo com o Sindicato dos Docentes do Instituto Federal do Piauí (SINDIFPI), a decisão foi tomada em uma Assembleia Geral realizada no dia 4 deste mês. Até o momento, são pelo menos:

2 institutos federais e 1 universidade em greve;

7 universidades em estado de greve (podem entrar em greve a qualquer momento);

17 universidades e 2 institutos com greve marcada para 15/4;

3 deflagrações/indicativos de greve após 15/4;

5 indicativos/construções de greve aprovadas sem data de deflagração.

O país possui 69 universidades federais e 38 institutos federais.

Aguarde mais informações



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES