Programa de combate às drogas e a violência é implantado em Teresina

As aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário..

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) em conjunto com a Polícia Militar do Piauí lançou, nesta segunda-feira (03), o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência - Poerd. A proposta será trabalhada entre os alunos no combate a ações criminosas nas escolas municipais de Teresina. 

O Proerd promove nas escolas, uma vez por semana durante quatro meses, cursos ministrados por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

Programa de combate às drogas e a violência é implantado em Teresina | Foto: Divulgação / PMTO lançamento do programa ocorreu na Escola Municipal Domingos Afonso Mafrense, localizada na zona Norte da Capital.

Os pais dos alunos receberam informações sobre o programa e foram orientados a colaborar para que alcance o êxito esperado. As aulas do Proerd iniciam nesta quarta-feira (04) para os 427 alunos da unidade de ensino, que atua do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, nos turnos manhã e tarde.

“O uso de drogas se tornou um problema de saúde pública e aqui eu agradeço a parceria com a Polícia Militar para a realização desse programa de prevenção e orientação aos alunos sobre os malefícios do uso de drogas, que contribui para o aumento da violência em nossa cidade”, afirma o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.

Programa de combate às drogas e a violência é implantado em Teresina | Foto: Divulgação / PMTSerão formadas também turmas do currículo Proerd Pais, destinado aos adultos responsáveis pelas crianças, uma parceria da Polícia Militar do Piauí com a Prefeitura de Teresina, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação.

“Trabalhávamos o Proerd de forma esporádica nas escolas municipais de Teresina e agora ele será expandido para toda a Rede. São 20 policiais militares preparados para orientar os alunos a recusarem oferta de drogas e a agir de forma a evitar situações de risco”, diz o Major Gesiel Sobrinho, coordenador adjunto do Proerd no Piauí, que esteve acompanhado da Major Márcia Jeane, coordenadora estadual do Proerd.

“Era um sonho da nossa gestão a implantação desse projeto em nossa escola e agora se concretiza. Estamos numa comunidade com altos índices de violência e vamos conscientizar as crianças do perigo que é o uso de drogas”, conta Valdelice Freire, diretora da E. M. Domingos Afonso Mafrense.

Programa de combate às drogas e a violência é implantado em Teresina | Foto: Divulgação / PMTO secretário executivo de ensino da Semec, Reinaldo Ximenes, afirma. “Essa é mais uma parceria visando o atendimento de excelência às nossas crianças. Não tenho dúvida que o Proerd será de grande ajuda”.

“Agradecer o poder público por essa iniciativa de extrema importância para orientar nossos filhos, complementando a educação que os professores oferecem”, diz Francisco de Assis, pai de aluna.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES