Programa Piauí Saúde Digital é destaque em Simpósio Internacional

Programa começou em Piripiri e já foi para Lagoa do São Francisco.

Apresentação do Piauí Saúde Digital em São Paulo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do Piauí apresentou no I Simpósio Internacional de Transformação Digital no SUS, promovido pelo Ministério da Saúde nos dias 2 e 3 de outubro em São Paulo, o inovador Programa Piauí Saúde Digital. O evento teve como principal objetivo discutir a transformação digital no sistema de saúde, destacando iniciativas como a do estado do Piauí.

O Piauí Saúde Digital foi pioneiramente implantado em Piripiri no início deste ano, marcando uma iniciativa única no Brasil. Seu enfoque está em superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, visando ampliar o acesso da população do estado a serviços e informações de saúde. Atualmente, o projeto está operando em 31 Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Regional Chagas Rodrigues.

O sucesso inicial em Piripiri levou à expansão do Programa em agosto para a cidade de Lagoa de São Francisco, onde já se observam resultados positivos, como a redução das filas de consultas em diversas especialidades.

O Piauí Saúde Digital oferece teleconsultas e telediagnósticos, com o propósito de expandir e aprimorar a rede de serviços de saúde, especialmente na atenção primária, fortalecendo a integração com os demais níveis do sistema de saúde. O aplicativo, baseado em georeferenciamento, está disponível para os moradores de Piripiri, com médicos cardiologistas disponíveis para consulta e atendimento 24 horas. Mais de 200 profissionais já foram treinados para integrar o programa.

Dirceu Campêlo, superintendente de média e alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), destacou no Simpósio a implantação do consultório indígena, uma parceria entre a prefeitura e o estado para fornecer atendimento específico à população indígena, tanto com médicos generalistas quanto com especialistas.

O Secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, que também participou do Simpósio, ressaltou a experiência em telessaúde do Governo do Piauí, que elevou o estado a um patamar de inovação em saúde digital.

"Participar desse programa coloca o Piauí no mapa da inovação em saúde digital, abrindo portas para investimentos, talentos e parcerias estratégicas, trazendo benefícios significativos para a área de saúde e para a população, que tem suas demandas atendidas", afirmou Antonio Luiz.

O Simpósio Internacional foi realizado de forma híbrida, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho Nacional de Saúde (CNS).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES