Projeto defende inclusão de pessoas com síndrome de Down através da fotografia

Ciente de que a informação anda ao lado da inclusão, fotógrafa ajuda na mobilização e defesa dos direitos, inclusão e bem-estar de pessoas com essa condição

Projeto defende inclusão de pessoas com síndrome de Down | Paula Moreira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há doze anos, a piauiense Paula Moreira usa a fotografia para quebrar preconceitos, promover a inclusão e elevar a autoestima de crianças e adolescentes com síndrome de Down. Ela mantém o projeto Outro Olhar, que fotografa pessoas com a trissomia do cromossomo 21 como mecanismo para confrontar estereótipos atribuídos a elas.

No Instagram (@paulamoreirafotografia), ela compartilha os cliques e os bastidores das produções, acompanhados de informações sobre a síndrome de Down.

📸COMO O PROJETO NASCEU: Tudo começou em 2012, no Rio de Janeiro, após uma amiga de Paula descobrir, no momento do parto, que sua filha tinha síndrome de Down. Devido à falta de informação e ao medo, a mãe da criança chegou a considerar cancelar o ensaio que havia marcado com a fotógrafa. 

“Ela ficou assustada no início porque não tinha conhecimento. O marido também ficou muito triste porque o médico não passou a informação da forma correta. Eu insisti para que ela não desistisse do ensaio porque o meu intuito era fazer um projeto inclusivo, ajudar”, falou.

✊COMBATE AO CAPACITISMO: Ciente de que a informação anda ao lado da inclusão, para além do ensaio fotográfico da amiga, ela concluiu que poderia fazer muito mais pela causa, mobilizando para conscientização e defesa dos direitos, inclusão e bem-estar dessas pessoas.

A fotógrafa recorda que em 2012, dificilmente se via imagens de adolescentes, crianças ou bebês em ensaios compartilhados na internet ou em meios mais tradicionais de comunicação. Lançar o projeto trouxe mais visibilidade para a condição.

🏆 PRÊMIOS NACIONAIS: Atravês do Outro Olhar, ela teve trabalhos publicados em jornais e ganhou um concurso de fotografia do O Globo com a foto de uma criança com síndrome de Down em 2013. Por anos, teve parceria com a ONG Movimento Down do RJ e hoje continua espalhando informações sobre a síndrome.

Fotógrafa promove a inclusão através da fotografia (Foto: Paula Moreira)

“A gente só consegue quebrar paradigmas e preconceitos mostrando a realidade e também dando conhecimento. Logo após, inseri a parte informativa no projeto Outro Olhar. Antigamente, era uma parceria com um projeto novo e fizemos exposições fotográficas, distribuindo de três a cinco mil cartilhas por projeto.

📄CARTILHAS INFORMATIVAS: Uma das principais mensagens transmitidas nos ensaios da fotógrafa é que crianças com síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer as limitações que essa condição lhes impõe. 

Fotógrafa promove a inclusão através da fotografia (Foto: Paula Moreira)

“E essas cartilhas possuem informações sobre a síndrome, os direitos legais das crianças e pessoas com deficiência. É fantástico porque a inclusão tem acesso se divulgarmos informações, que quebra preconceitos e estereótipos. Uma sociedade informada é mais inclusiva”, falou a fotógrafa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES