Prorrogado prazo de Prova de Vida 2023 para servidores estaduais

O procedimento é realizado de forma digital por meio do aplicativo MEU RPPS, disponível gratuitamente nas plataformas de celulares IOS e Android

Prorrogado prazo de Prova de Vida 2023 para servidores estaduais | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi prorrogado até o mês de junho o prazo para os servidores públicos estaduais, inativos, militares da reserva e pensionistas do Estado do Piauí, nascidos em janeiro e fevereiro, realizarem a Prova de Vida 2023, sob risco de suspensão do benefício previdenciário pago pela Fundação Piauí Previdência (Piauíprev).

O superintendente de previdência da PiauíPrev, Marcos Steiner, disse que só houve prorrogação para os nascidos nesses dois meses. Quem é de março tem até o final de maio para fazer a Prova de Vida. Quem é de abril tem até o final de junho para realização desse procedimento.

Quem é de dezembro, por exemplo, terá até janeiro e fevereiro de 2024. ”A gente só suspende o recebimento da pensão se detectar que, ao final dos dois meses subsequentes ao do aniversário, os servidores não tiverem feito a prova de vida”, esclarece Marcos Steiner.

A exemplo de anos anteriores, o procedimento é realizado de forma digital por meio do aplicativo MEU RPPS, disponível gratuitamente nas plataformas de celulares IOS e Android. Por meio do app, o beneficiário insere as informações, anexa os documentos e captura o movimento corporal exigido pela plataforma.

Prevista na lei 7.311/2019, a Prova de Vida é anual e obrigatória. Ela visa evitar o pagamento indevido de benefícios. Quem não fizer terá a suspensão do benefício a partir de 30 dias após o fim do prazo.

Atualmente, a PiauíPrev paga cerca de R$ 205 milhões em 46 mil benefícios, sendo 36 mil aposentados e 10 mil pensionistas. O inativo ou pensionista que possuir mais de um benefício vinculado ao regime próprio do Estado do Piauí deverá proceder à Prova de Vida uma única vez. Caso o beneficiário seja também servidor estadual ativo, ele deverá selecionar, no aplicativo, a matrícula referente ao benefício, a fim de ter acesso à funcionalidade da prova de vida.

Não precisam realizar a Prova de Vida os servidores estaduais ativos, bem como os segurados inativos e/ou pensionistas que tiveram seu benefício implantado a partir de janeiro de 2023 e também os detentores de pensão alimentícia descontada em benefício pago pela PiauíPrev.

(Com informações do PiauíPrev)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES