Qualifica Piauí já capacitou quase três mil pessoas este ano

O programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc)

O programa é desenvolvido pela Sasc | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Criado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), em parceria com a empresa Upgrade, o programa Qualifica Piauí, em nove meses, já capacitou 2.851 pessoas em 27 municípios do Estado, levando 10 cursos, através de 10 unidades móveis. 

Segundo a secretária da Sasc, Regina Sousa, o programa qualifica pessoas que estão desempregadas, de forma itinerante. "São jovens e adultos que são qualificados para competir no mercado de trabalho", afirmou. 

A gestora acrescentou que as pessoas que concluem os cursos se cadastram no Sine e algumas já saem com uma vaga garantida no mercado de trabalho. "Lembro que fomos entregar certificados na Colônia Agrícola Major César e alguns concludentes não foram receber o certificados porque já estavam trabalhando como pedreiros", disse. 

O superintendente do Trabalho, Renda e Inclusão Social, José Barros, ressalta a importância de levar os cursos para as comunidades rurais e não concentrá-los na zona urbana dos municípios. Ele conta que é uma forma de levar qualificação para mais pessoas e oportunizar a que elas cheguem ao mercado de trabalho, principalmente aquelas que moram na zona rural e que têm dificuldade para ir aos centros urbanos. 

Este ano o programa já fez 94 atendimentos de qualificação profissional, totalizando 218 turmas nos cursos de mecânica de motos, eletricidade básica, refrigeração residencial, corte e costura básico, cabeleireiro básico, construção civil, além das unidades multicursos, que ofertam os cursos de  técnicas de vendas, qualidade no atendimento, informática básica e mídias sociais. 

Maria da Cruz Vieira de Sousa fez os cursos de Técnicas de Vendas e Qualidade no Atendimento na unidade de multicurso que estava no Assentamento José Constâncio, em Palmeirais, a 117 km de Teresina. “Os cursos aumentaram meu conhecimento, aprendi como administrar uma venda e a colocar preços nos produtos. Foi muito bom. E agora quero fazer o curso de corte e costura, porque é o meu sonho aprender a usar uma máquina para fazer roupas. Hoje, costuro à mão e quero ter as técnicas de corte e costura.”

Além de Maria da Cruz, outras 75 pessoas receberam os certificados dos cursos de técnicas de vendas, mídias sociais, qualidade no atendimento e informática básica no Assentamento José Constâncio no último final de semana.

Fonte: Governo do Estado 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES