Quase 4 mil celulares foram recuperados em 2023 no Piauí, diz Rafael Fonteles

Conforme o governador, em 2023, houve um aumento de 185% se comparado aos dados de 2022.

'Piauí Cast' entrevistou o secretário Chico Lucas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o 1º episódio do “Piauí Cast”, podcast do Governo do Estado, o governador Rafael Fonteles assumiu o papel de entrevistador e teve como primeiro convidado o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas. Na ocasião, o gestor destacou as operações da Polícia Civil que resultaram na apreensão de celulares roubados e devolução aos verdadeiros donos.

Segundo o governador, em 2023, houve um aumento de 185% se comparado aos dados de 2022, onde dos 3.517 celulares recuperados, aproximadamente  2.300 aparelhos foram devolvidos. O líder estadual informou que em fevereiro, mais de mil aparelhos voltam para a mão dos seus donos.

“Eu quero destacar um fenômeno que aconteceu no Piauí graças a competência absurda da sua equipe, no que diz respeito à redução do roubo de celulares e a recuperação de celulares roubados. Saímos de 1.200 celulares recuperados em 2022 para 3.500 celulares recuperados em 2023”, disse Rafael Fonteles. 

ESTRATÉGIAS

O secretário de Segurança Pública explicou que o crime de roubos e furtos de celulares é o que possui maior número de ocorrências no Brasil no ano de 2022, com 1 milhão de registros. Segundo ele, o aparelho eletrônico é considerado “uma moeda de troca no mundo crime” para a comercialização da droga.

Ao perceber a movimentação, a SSP reuniu equipes lideradas pelo delegado Matheus Zanatta, superintendente de operações, descrito por Chico Lucas como o grande artifício desse trabalho. Neste momento, foi criado um sistema para realizar as recuperações e devoluções dos aparelhos. 

“Levantamos todos os celulares que foram roubados e começamos a chamar as pessoas para que elas devolvessem. Assim que a gente ia notificando as pessoas que compraram o aparelho roubado, e foi perguntando onde é que elas compravam o celular. Fizemos dezenas de operações ‘interditados’, onde focamos num receptador, naquele que ganhava muito dinheiro com a compra e venda de celulares roubados”, destacou Chico Lucas.

O secretário reforçou que o trabalho continua em fevereiro, onde serão devolvidos mais de mil celulares.  “Já estamos com 800 lá na secretaria. A gente notifica, todo dia, em torno de 50 a 100 pessoas na secretaria que são as pessoas que utilizam um celular que tem um e-mail roubado. Então a pessoa que comprou não se preocupou em saber a procedência e agora está sendo chamada pela secretária para explicar a origem do seu aparelho”, ressaltou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES