Quatro barragens do Piauí sangraram nas últimas semanas, diz Idepi

Além de desempenharem funções vitais para as cidades onde estão localizadas, os reservatórios também são utilizadas para o lazer das comunidades

Barragem Mesa de Pedra fica localizada em Valença do Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As barragens Pedra Redonda (Conceição do Canindé), Salinas (São Francisco do Piauí), Emparedado (Campo Maior) e Mesa de Pedra (Valença do Piauí) sangraram nas últimas semanas. 

De responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), os reservatórios fazem parte de uma infraestrutura hídrica essencial para o Estado, pois são responsáveis pelo fornecimento de água para as comunidades locais realizarem suas atividades cotidianas, como plantação e criação de animais e  também são usadas para o lazer. 

''É muito comum as pessoas se divertirem nos fins de semana nestes locais, muitos já têm estruturas de bares e pequenos restaurantes. E, quando os reservatórios sangram proporcionam um espetáculo à parte para quem tem a oportunidade de testemunhar”, afirmou o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio.

O gestor acrescentou que todas as 15 barragens sob responsabilidade do Idepi passarão por manutenção e as obras já devem ter início ainda no mês de março. “Nossas equipes estão fazendo visitas periódicas aos reservatórios. E, a partir deste mês de março, iniciaremos as obras de manutenção. Vamos aplicar R$ 22 milhões na conservação dos nossos reservatórios. Serão realizadas as melhorias estruturais e reparos necessários, como a retirada de vegetação do entorno da estrutura, limpeza e reforma de meio-fio”, pontuou. 

Desde dezembro do ano passado, as equipes técnicas do Idepi estão realizando vistorias em todos os reservatórios para monitorar a segurança e o estado de conservação das estruturas. “O Idepi continua seu compromisso com a segurança e a manutenção das barragens sob sua responsabilidade, garantindo que elas continuem a servir comunidades do Piauí de maneira confiável e sustentável. Temos feito vistorias, inclusive em alguns locais nossas equipes já estiveram mais de uma vez por conta das fortes chuvas, para acompanharmos de perto cada mudança. É importante frisar que todas as barragens estão seguras. Algumas já atingiram seu nível máximo. Outras já estão com mais da metade da capacidade”, disse o gerente de Recursos Hídricos, Pierre Godinho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES