Rachaduras são vistas em muro de contenção do Viaduto Mercado do Peixe

O repórter Felipe Reis, da Rede Meio Norte, foi até o local para registrar a situação. A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/PI) emitiu uma nota afirmando que não há risco de desabamento.

Rachaduras são vistas em muro de contenção do Viaduto Mercado do Peixe | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a divulgação de um vídeo nas redes sociais mostrando uma rachadura no muro de contenção e fissuras no asfalto do Viaduto do Mercado do Peixe, no trecho urbano da BR-343, zona Sudeste de Teresina, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-PI) informou que está monitorando a obra e assegura que não há risco de desabamento da estrutura ou necessidade de interdição da via.

No vídeo, um ciclista, que se identifica apenas como Pádua, alerta sobre o risco de desmoronamento do muro de contenção, afirmando que o problema foi ocasionado pela passagem de água da chuva. O repórter Felipe Reis, da Rede Meio Norte, foi até o local para registrar a situação e constatou algumas rachaduras. 

Diante dessa situação, o DNIT-PI emitiu uma nota na manhã desta segunda-feira (20) comunicando que o concreto protendido do viaduto encontra-se totalmente preservado. O órgão responsável pela obra informou ainda que houve um afastamento na parte superior do muro lateral que dá sustentação ao aterro de acesso ao viaduto, lado do Terminal de Petróleo, uma situação que já vinha sendo monitorada. Conforme o DNIT-PI, técnicos estão realizando ações para impermeabilizar trincas e evitar infiltrações.

"Compreendemos as preocupações quanto à segurança e qualidade da obra, mas queremos assegurar que não existe nenhum risco de colapso do citado muro, não havendo, portanto a necessidade de interdição ao tráfego. O DNIT está tomando as providências necessárias para impermeabilizar as trincas, evitando a infiltração de águas pluviais e o consequente carreamento de material de aterro no acesso", dia a nota.

O Viaduto, orçado em R$ 28 milhões, começou a ser construído no início em maio de 2019, teve seu prazo de conclusão adiado para setembro de 2022, mas foi entregue apenas em 1º de setembro deste ano. O projeto enfrentou atrasos devido à pandemia e dificuldades financeiras da construtora nos últimos quatro anos. 

Localizado sobre a rotatória que conecta as Avenidas dos Expedicionários e Agostinho Pinto, a ponte tem 120 metros de extensão divididos em três vãos de 40 metros. O viaduto é frequentado diariamente por pelo menos 30 mil pessoas, incluindo pedestres, condutores de veículos e ciclistas, conforme dados do DNIT.

Confira a nota do DNIT

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT/PI esclarece aos usuários e à população em geral sobre um vídeo que circula nas redes sociais, abordando um eventual problema na estrutura do Viaduto do Mercado do Peixe, na zona urbana de Teresina, BR-343/PI.

Informamos o seguinte:

A estrutura em concreto armado e protendido do citado viaduto encontra-se totalmente preservada.

Ocorreu um afastamento na parte superior do muro lateral que dá sustentação ao aterro de acesso ao viaduto, lado do Terminal de Petróleo, situação que já vinha sendo monitorada pelo DNIT.

Compreendemos as preocupações quanto à segurança e qualidade da obra, mas queremos assegurar que não existe nenhum risco de colapso do citado muro, não havendo, portanto a necessidade de interdição ao tráfego.

O DNIT está tomando as providências necessárias para impermeabilizar as trincas, evitando a infiltração de águas pluviais e o consequente carreamento de material de aterro no acesso.

Por fim, pedimos a colaboração de todos para evitar especulações que possam gerar alarme desnecessário. A segurança da comunidade e a qualidade de nossas obras são prioridades inabaláveis para o DNIT/PI, e estamos comprometidos em tomar todas as medidas necessárias para garantir a integridade e a excelência deste projeto.

Teresina - PI, 20 de novembro de 2023



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES