Rafael cumpre 45% das promessas de campanha no primeiro ano de gestão

Dos 178 compromissos assumidos em todas as áreas ou setores elencados, 80 foram concluídos em 2023.

Rafael cumpre 45% das promessas de campanha no primeiro ano de gestão | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles encerrou o primeiro ano de gestão com 45% das metas do plano de governo cumpridas. Dos 178 compromissos assumidos em todas as áreas ou setores elencados (176 em 2022, ainda na campanha eleitoral, e dois novos incluídos em 2023, no início do governo), 80 foram concluídos em 2023.

Educação, saúde e segurança pública são as áreas mais demandadas pela população – e por isso foram priorizadas pela gestão do Governo do Estado. Já são marcas desse governo a educação de tempo integral, a descentralização da saúde e a implantação do projeto pioneiro da telemedicina, ampliação dos investimentos na segurança, no desenvolvimento econômico e rural, infraestrutura, geração de emprego e renda, meio ambiente e modernização da gestão.

Na educação, o Governo do Estado transformou 104 escolas da rede estadual em escolas de ensino de tempo integral com educação técnica e profissionalizante. Assim, já totaliza 200 escolas de tempo integral, cumprindo uma meta anunciada ainda na campanha eleitoral de 2022. No início do ano, o próprio governador Rafael Fonteles decidiu ampliar a meta do projeto “Ser Integral faz Diferença”: transformar todas as escolas estaduais em tempo integral até o final de 2026, quando encerra os quatro anos de sua primeira gestão.

Rafael cumpre 45% das promessas de campanha no primeiro ano de gestão

Nessa área, o governador lançou também o projeto “Seduc Tec”, por meio do qual o Governo do Piauí dobrou o número de matrículas e aprimorou a educação profissional e tecnológica, incluindo a educação no campo e a educação profissional e tecnológica integrada à Educação de Jovens e Adultos (EjaTec), com qualificação de jovens e adultos para o mercado de trabalho.

O ensino superior também foi priorizado: na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), foi ampliada para 3.100 a oferta de vagas para dois novos cursos na modalidade à distância: Tecnologia em Energias Renováveis e Tecnologia em Sistemas para Internet, além de aumento nas bolsas de pesquisa para estudantes e professores.

Governo investe na expansão da saúde e em telemedicina

Na área da saúde pública, o Governo do Piauí entregou a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, a maior maternidade pública do Brasil, investiu na telessaúde e na descentralização do atendimento à população.

Em maio, foi lançado o Plano de Expansão da Rede de Média e Alta Complexidade do Estado, que visa promover a regionalização da saúde. O programa envolve um investimento R$ 602,5 milhões, engloba todos os 11 territórios de saúde e inclui a implantação de novos serviços e a instalação de novas unidades de saúde, seguindo a hierarquização em rede. Estão sendo ampliados os hospitais regionais de Picos, Floriano e Luzilândia.

Rafael cumpre 45% das promessas de campanha no primeiro ano de gestão

Ao mesmo tempo que fortaleceu o acesso da população a atendimento de média e alta complexidade, o governo também priorizou a atenção básica. Em junho, Rafael lançou o Plano de Expansão de Vigilância em Saúde para o Fortalecimento da Atenção Primária – Desenvolvendo as Redes de Atenção. A ação incluirá ainda a reforma e ampliação das estruturas físicas das regionais de saúde.

A descentralização ocorre, sobretudo, por meio da tecnologia. O Piauí se tornou referência para o Brasil em informatização da saúde na atenção primária, zerando filas de consultas e exames em Piripiri e em Lagoa de São Francisco, as duas cidades atendidas hoje pelo Programa Piauí Saúde Digital. A meta é levar a iniciativa a outros municípios do Piauí.

O Piauí Saúde Digital revoluciona o atendimento de saúde, oferecendo teleconsultas e telediagnósticos em que o paciente é atendido de casa ou de qualquer outro lugar, pela internet, sem precisar ir ao hospital ou à Unidade Básica de Saúde (UBS). O objetivo é expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, e reforçar a interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS.

O programa oferece atendimento nas áreas de psicologia, psiquiatra, nutricionista, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia, pediatria e endocrinologia.

“Este programa está nos ajudando a reduzir o tempo de espera para consultas no pronto atendimento, zerar as longas filas de espera para especialidades, integrar as informações dos pacientes sem perda de dados, economizar recursos públicos e agilizar o atendimento de casos urgentes”, destaca o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Na Segurança Pública, foram várias ações implementadas para reforçar o combate ao crime, conter a violência e dar mais tranquilidade à população piauiense. O destaque foi a maior nomeação da história da segurança pública do Piauí, com a formatura de 1.104 novos policiais militares que agora integram as forças de segurança do estado. Foi a primeira vez que os aprovados no concurso da Polícia Militar foram nomeados, ao mesmo tempo em que concluíram o curso de formação.

Rafael cumpre 45% das promessas de campanha no primeiro ano de gestão

Ainda em 2023, o Governo do Estado entregou vários equipamentos para reforçar a segurança pública: em outubro, 200 viaturas; em dezembro, outros 217 veículos para PM, além de oito caminhonetes tipo cela para a Polícia Civil do Piauí, uma picape para o Núcleo de Inteligência da SSP, 152 veículos Duster (SUV) para a Secretaria de Segurança Pública e um helicóptero modelo Colibri EC 120B, aumentando o número de helicópteros no Estado para três.

Também em dezembro, Rafael lançou o Patrulha Cidadã, programa preventivo para garantir a segurança da população, por meio do policiamento comunitário. A patrulha ganhou, inicialmente, 32 viaturas.

O ano de 2023 também foi marcado pelo grande número de aparelhos celulares provenientes de roubo e furto recuperados pela polícia e devolvidos aos proprietários. A ação é um marco na história da Segurança Pública do país. Pelo menos 2.700 intimações foram realizadas pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), e mil aparelhos telefônicos foram devolvidos aos seus legítimos proprietários, ação que ganhou visibilidade em todo o país por meio de várias reportagens na imprensa nacional.

Rafael Fonteles lançou ainda o Pacto pela Redução de Acidentes no Trânsito, que consiste num trabalho em conjunto com diversas secretarias para atuar na fiscalização e na prevenção e conscientização das responsabilidades no trânsito. No Piauí, o objetivo é reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030.

Áreas em que o governo cumpriu mais compromissos:

Desenvolvimento Social – 45 compromissos, sendo 21 concluídos e 24 em andamento

Desenvolvimento Econômico – 33 compromissos, sendo 13 concluídos e 20 em andamento

Educação – 16 compromissos, sendo 11 concluídos e 5 em andamento

Meio Ambiente – 16 compromissos, sendo 4 concluídos e 12 em andamento

Gestão – 14 compromissos, sendo 8 concluídos e 6 em andamento

Desenvolvimento Rural – 13 compromissos, sendo 8 concluídos e 5 em andamento

Segurança – 13 compromissos, sendo 5 concluídos e 8 em andamento

Infraestrutura – 12 compromissos, sendo 4 concluídos e 8 em andamento

Saúde – 11 compromissos, sendo 4 concluídos e 7 em andamento

Governadoria – 5 compromissos, sendo 2 concluídos e 3 em andamento



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES