Rafael Fonteles anuncia expansão do Programa Piauí Saúde Digital e mutirão de catarata

O Programa Piauí Saúde Digital é um serviço de teleconsultas e telediagnósticos que tem como objetivo expandir e melhorar a rede de serviços de saúde

Governador anuncia expansão do Programa Piauí Saúde Digital e mutirão de catarata | CCOM/Governo do Piauí
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles anuncia, nesta segunda-feira (1º), a expansão do Programa Piauí Saúde Digital para 222 cidades, o que representa 99,1% do total de municípios. O gestor anuncia, ainda, o maior mutirão de cirurgias de catarata já realizado no Piauí. Até o final de 2024, serão realizadas 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, beneficiando pacientes de todos os municípios.

O Programa Piauí Saúde Digital, implementado inicialmente em Piripiri e Lagoa de São Francisco, é um serviço de teleconsultas e telediagnósticos que tem como objetivo expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde a sua implantação em março do ano passado, o Piauí Saúde Digital já realizou 36.308 atendimentos, sendo 11.417 consultas e 24.891 exames.

O programa é uma iniciativa inédita no país e usada como modelo pelo Ministério da Saúde e outros estados por conta do uso da telemedicina e de outras tecnologias digitais para superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, e garantir o acesso à saúde de qualidade. Dentre os serviços disponibilizados estão consultas com médico clínico-geral disponíveis durante 24 horas nos sete dias da semana. Também são ofertados atendimentos em diversas especialidades, como dermatologia, ginecologia, cardiologia, psiquiatria, endocrinologia, pediatria, neurologia, nutricionista e psicologia.

Mutirão de cirurgias de catarata

No mesmo dia, o governador Rafael Fonteles anunciou o maior mutirão de cirurgias de catarata já realizado no Piauí. Até o final de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizará 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, contemplando os 224 municípios.

A catarata é uma lesão que acomete os olhos, deixando a visão do paciente opaca. É causada principalmente em decorrência da idade e o tratamento se dá por meio de procedimento cirúrgico, no qual o cristalino opaco é removido e em seu lugar é colocada uma lente intraocular, devolvendo a visão com nitidez.

As cirurgias e consultas serão realizadas nos hospitais da rede pública estadual e seguem cronograma de cada região de saúde. Todos os procedimentos já foram aprovados em Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

Pacientes da região de Corrente e Bom Jesus (território Chapada das Mangabeiras) foram os primeiros beneficiados com o mutirão. As triagens ocorreram no início de março e as cirurgias foram realizadas nos hospitais João Pacheco Cavalcante e Manoel de Sousa Santos entre 13 e 21 de março, beneficiando 1.700 pacientes de todos os municípios do território de saúde da região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES