Rafael Fonteles assina acordo para operações no Porto de Luís Correia

Os entendimentos podem viabilizar operações de grãos e minério de ferro no porto, com pequenas e grandes embarcações

Governador se reuniu com representantes da empresa responsável pela construção do primeiro terminal de amônia da Alemanha | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles iniciou a terça-feira (13) com visita técnica ao Porto de Hamburgo, maior porto da Alemanha e um dos maiores da Europa. Ele se reuniu com representantes da Hamburger Hafen und Logistik AG (HHLA), empresa líder em logística na Europa, e trafegou de barco ao longo do rio Elba, para conhecer as instalações do porto alemão.

A reunião inicial aconteceu por intermédio da Hamburg Port Consulting (HPC), empresa vinculada à HHLA responsável pela consultoria para a construção de diversos itens no porto, especialmente os que são usados para o transporte e armazenamento de energias renováveis e do hidrogênio verde. O governador e sua comitiva foram recepcionados pelo gerente de excelência em sustentabilidade da HPC, Patrick Specht.

“Um encontro engrandecedor, que nos ensinou bastante. Conversamos a respeito de parcerias, estratégias e outros pontos que pretendemos levar ao Piauí, de forma a desenvolvê-lo, gerar emprego e renda, além de oficializar o nosso estado como um grande centro portuário e destaque na produção de hidrogênio verde no Brasil”, disse o governador por meio das redes sociais.

Rafael Fonteles assina acordo para operações no Porto de Luís Correia

Também participaram da agenda o conselheiro da Embaixada do Brasil na Alemanha, Leandro Moll, e o cônsul honorário do Brasil Jan Curschmann. O cônsul, inclusive, exaltou a ida do governador à Alemanha para conhecer o trabalho realizado no país e disse acreditar em uma revolução no estado do Piauí. Após a reunião, o governador trafegou de barco ao longo do Porto de Hamburgo. 

“Uma experiência incrível conhecer a toda essa infraestrutura portuária gigantesca, especialmente a área voltada ao hidrogênio verde. Aqui, pudemos aprender muito sobre o transporte, os desafios, o armazenamento e o uso deste que é o combustível do futuro”, destacou.

Acompanharam o governador durante a visita ao porto duas lideranças portuárias vinculadas à Hamburg Port Authority (HPA): Holger Klaassen e Ingo Fehrs. Ao final da travessia de barco pelo porto, o governador se reuniu com representantes da Mabanaft Deutschland GmbH & Co. KG, empresa responsável pela construção do primeiro terminal de amônia da Alemanha. No encontro, foram discutidos planos, estratégias e a possível contribuição do Piauí com o fornecimento de amônia à empresa. Recepcionaram o governador na reunião Philipp Kroepels e Lars Wittenberg.

“A empresa Mabanaft é uma referência na Europa em armazenagem, importação e exportação de combustível líquido. Certamente será um parceiro muito importante nessa nova indústria da economia verde e o Piauí será um grande protagonista nesse novo mercado”, disse Rafael Fonteles.

Logo após, o governador e sua comitiva se reuniram com representantes da empresa Oldendorff Carriers GmbH & Co. KG, a maior empresa de graneiros da Alemanha, expert no transhipment, operação de transferência de mercadoria de uma embarcação menor para um grande navio em alto mar. Com a empresa foi assinado um memorando de entendimento para estudos envolvendo operações no Porto de Luís Correia.

“Essa empresa é a maior da Alemanha no transporte por navios e tem uma tecnologia muito importante para o Porto de Luís Correia, o transhipment, que pode viabilizar uma série de operações de grãos e minério de ferro no nosso porto com pequenas e grandes embarcações”, disse Rafael Fonteles. 

Recepcionaram o governador e comitiva os representantes Henning Oldendorff, Marco Möller, Johannes Babendererde e Leandro Godoy.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES