Rafael Fonteles defende menor tarifa de água e esgoto para usuário

Governador Rafael Fonteles participou da I Assembleia do Colegiado da Microrregião de Água e Esgoto (MRae)

Governador esteve na Assembleia do Colegiado da Microrregião de Água e Esgoto | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles participou da I Assembleia do Colegiado da Microrregião de Água e Esgoto (MRae). Este é o primeiro encontro do colegiado que envolve os 224 municípios, que tem como objetivo a concessão dos serviços de águas e esgotos em todas as cidades do estado. A meta é universalizar o acesso à agua potável até 2033. Durante o encontro, Fonteles defendeu a proposta com uma menor tarifa para o usuário final.

Segundo o chefe do Executivo estadual, a expectativa é que empresas com capacidade de operação possam chegar ao Piauí e construir uma rede à altura da demanda, com abastecimento d'água e coleta e tratamento de esgoto. "Nós estamos concluindo os estudos com construção coletiva e audiências públicas. Queremos trazer segurança jurídica para os investimentos, garantindo água e saneamento onde quer que nosso povo esteja. Vamos exigir a menor tarifa", afirmou. 

A capital Teresina participa da MRAE apenas com a zona rural, pois a zona urbana já está concedida por mais de 30 anos para o setor privado com a empresa Águas de Teresina. "O Estado é minoritário, tem 40% da participação, portanto os municípios são majoritários e é muito necessário o debate claro, transparente como a lei exige para que todos os gestores públicos municipais e estaduais saibam as decisões que estão tomando", acrescentou o governador.  

O objetivo da microrregião de água e esgoto do estado do Piauí é cumprir as prerrogativas legais do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico. De acordo com as leis federais nº 11405/2007 e nº 14.026/2020 e pela lei complementar estadual nº 262/2022, a meta é universalizar o acesso à água potável e viabilizar a coleta de esgoto a 90% da população até 2033. 

No Piauí, 10% da população tem acesso ao esgotamento sanitário e 68% ao abastecimento de água. A estimativa é que o investimento necessário para atingir as metas definidas seja de R$ 10 bilhões.  A lei federal deu um prazo de dois anos para que os estados e prefeituras façam as concessões públicas, visando atingir as metas estabelecidas.

Microrregional de Água e Esgoto

Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou o projeto que determina a criação da MRAE em 2022. O processo segue com estudos de viabilidade técnica com previsão de conclusão em março. 

Fonteles destaca que o novo marco regulatório preconiza que todos os municípios, sem exceção, sejam contemplados. Desta forma, não haverá concessões individuais para cada cidade, sob orientação do Tribunal de Justiça (TJ) do Piauí. "Alguns municípios legitimamente tentaram fazer, mas infelizmente não é possível pela razão que eu já acabei de expressar. Então, o melhor modelo é o que está sendo construído", destaca Rafael.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM),  Toninho da Caridade, afirmou que esta é uma preocupação do governador e dos prefeitos. "Queremos que o marco seja cumprido. O saneamento básico é muito necessário para a saúde da população. Então, isso é um avanço muito grande. Os países do primeiro mundo têm o seu saneamento, então o Brasil precisa adequar e isso começa pelos municípios. Então, esse debate inicia hoje para que a gente possa cumprir o que a legislação exige", finalizou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES