Rafael Fonteles desembarca na China em busca de parcerias para o Piauí

O governador e sua comitiva foram calorosamente recebidos na China, marcando o início de uma série de reuniões.

Rafael Fonteles em Pequim | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles chegou à China com o intuito de fortalecer relações internacionais e impulsionar o desenvolvimento econômico do Piauí. Durante esta missão, que também inclui paradas no Japão e na Coreia do Sul, o foco principal é atrair investimentos e demonstrar as potencialidades do estado brasileiro. O governador e sua comitiva foram calorosamente recebidos na China, marcando o início de uma série de reuniões e encontros de negócios que começarão no dia seguinte.

Em seu perfil nas redes sociais, Fonteles registrou a chegada a Pequim, onde foi recepcionado pelo ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Pequim, João Batista Magalhães.

"Chegamos em Pequim, na China, para mais uma missão em busca de parcerias, investimentos e melhorias para o Piauí. Nossa comitiva foi recepcionada pelo ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Pequim, João Batista Magalhães, e pelo secretário Adriano Giacomet.  Amanhã cedinho daremos início às nossas reuniões e encontros, e você vai acompanhar tudo por aqui!", postou Rafael Fonteles.

O chefe do Executivo destacou que as missões oficiais que vem fazendo desde o início da gestão a vários países têm como principal objetivo conhecer e trazer para o Piauí novos conhecimentos, tecnologias e empreendimentos.

 “Sempre que fazemos essas missões internacionais, são dois os objetivos: o primeiro é aprender com os demais países e regiões naquilo que eles são destaques para trazermos as melhores práticas ao Piauí. Japão e Coreia do Sul são exemplos em educação, governadoria digital, tecnologia da informação. A China é nosso maior parceiro comercial, investe em infraestrutura no mundo inteiro. O segundo ponto é trazer mais investimentos para cá, e certamente, muitos virão a partir desse nosso diálogo”, adiantou o governador, antes da viagem, que inclui ainda reuniões de negócios no Japão e na Coreia do Sul.

Nessa jornada pela Ásia, Rafael Fonteles buscará estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas, com ênfase em áreas estratégicas como hidrogênio verde, pescado e aprimoramento dos serviços públicos. O Piauí procura aprender com as melhores práticas de países asiáticos, como Japão, Coreia do Sul e a China, que se destacam em educação, governança digital e tecnologia da informação.

A programação na China inclui encontros com empresas como a China Communications Construction Company (CCCC) e a Genertec International, visando alinhar projetos de infraestrutura com suas capacidades técnicas. O governador também visitará a Siderúrgica Hebei Iron and Steel Group Co / HBIS e a sede da Huawei em Pequim para explorar oportunidades em tecnologia e segurança pública.

Em Xiamen, está prevista uma visita ao Porto do Futuro e ao Terminal Hairun, o primeiro Porto Inteligente da China, com a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para cooperação no Porto de Luís Correia. Além disso, o governador explorará a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen, um centro de inovação e comércio internacional, buscando parcerias para desenvolvimento e inovação.

A agenda também inclui encontros com o Centro de Parceria dos BRICS sobre Nova Revolução Industrial e Inovação, a Prefeitura de Xiamen e eventos de matchmaking entre empresários locais e piauienses. O governador encerrará sua missão com uma reunião no New Development Bank com a ex-presidente Dilma Rousseff, com o intuito de apresentar projetos do Piauí e buscar apoio institucional e financiamento.

Essa viagem internacional tem o potencial de fortalecer as relações do Piauí com países asiáticos, trazendo investimentos e expertise que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES