Rafael Fonteles e Geraldo Alckmin lançam projeto de hidrogênio verde em Parnaíba

O evento ocorrerá na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, a partir das 15h

Rafael Fonteles e Geraldo Alckmin lançam projeto de hidrogênio verde em Parnaíba | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSDB), confirmou presença no lançamento da pedra fundamental do maior projeto de hidrogênio verde do mundo, que acontece na sexta-feira (15), em Parnaíba, litoral do Piauí.

O evento ocorrerá na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, a partir das 15h. A partir de um aporte de investimentos de mais de R$ 200 bilhões, a proposta é que o Piauí possa abastecer a União Europeia com energia limpa. Além de Rafael Fonteles e Geraldo Alckmin, participam do lançamento do chamado HUB de Hidrogênio Verde da ZPE os diretores-presidentes, Victor Hugo Almeida, da Investe Piauí, e Álvaro Nolleto, da ZPE.

A Green Energy Park e a Solatio, responsáveis pelos dois empreendimentos que serão lançados, vão gerar, juntas, 20 mil empregos na região. Além disso, serão mais de 20GW de potência produzidos sem a emissão significativa de gás carbônico na atmosfera. As obras das usinas devem iniciar no fim de 2024 e a primeira etapa está prevista para ser concluída em 2027, seguindo as etapas seguintes até 2035.

Rafael Fonteles e Geraldo Alckmin lançam projeto de hidrogênio verde em Parnaíba - Foto: Ascom

Na ZPE, será instalado o Hub, que é um conjunto de empresas investidoras com interesse na pauta de hidrogênio que vão empreender esforços conjuntos no sentido de atrair investimentos, estruturas, pesquisas e trocas de tecnologia. Os benefícios estão configurados justamente na rede de relações e esforços de entes internacionais em benefício do desenvolvimento econômico do Estado, que abrigará os empreendimentos e sediará o Hub dentro da ZPE.

Para concretizar a operacionalização da cadeia de amônia e hidrogênio no Piauí, o governador Rafael Fonteles empreendeu viagens para a América do Norte, Ásia e Europa para captar investidores, entender o processo de distribuição e estabelecer parcerias. Com o êxito das missões, o lançamento dos empreendimentos marca o início da produção energética em escala industrial para atender ao mercado europeu. A produtividade de energia eólica e solar, além da abundância de recursos naturais, colocam o Piauí na liderança do setor em escala global.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES