Rafael Fonteles exalta vantagens competitivas do Piauí na produção de hidrogênio verde

Durante as discussões, o governador voltou a colocar a transição energética e economia verde como um dos pilares de sua gestão

Governador Rafael Fonteles participou da 16ª edição do Encontro Anual de Líderes, | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles exaltou as vantagens competitivas do Piauí diante dos demais estados no processo de transição energética e produção de hidrogênio verde, nesta sexta-feira (6), na 16ª edição do Encontro Anual de Líderes, que acontece em São Paulo. O evento é promovido pela Comunitas, uma organização da sociedade civil que estimula parcerias entre governo, organizações não governamentais e o setor privado para promover o desenvolvimento do Brasil.

Governador Rafael Fonteles participou da  16ª edição do Encontro Anual de Líderes

Rafael Fonteles participou de um painel sobre economia verde com os governadores Helder Barbalho (PA) e Ronaldo Caiado (GO), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, além de dirigentes de grandes empresas de energia do país. O evento contou com a presença, ainda, dos governadores Tarcísio de Freitas (SP), Eduardo Leite (RS), Romeu Zema (MG), Raquel Lyra (PE) e Ratinho Junior (PR), além da ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet.

Durante as discussões, o governador voltou a colocar a transição energética e economia verde como um dos pilares de sua gestão. "O Piauí e o Brasil têm a oportunidade única para serem líderes mundiais nesse segmento. Embora a transição efetiva seja algo para daqui a cinco ou dez anos, as decisões têm de ser tomadas agora, visando um futuro próspero", destacou Fonteles.

O governador também enfatizou as vantagens comparativas do Piauí em relação aos demais estados e países. "Temos uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação), um porto com obras em andamento, já somos potência em energias solar e eólica, além de sermos privilegiados em recursos hídricos. Outro ponto importante é que o Piauí é o lugar mais barato para se produzir energia limpa na forma de hidrogênio e derivados", explicou.

Ainda segundo o governador, o Piauí tem se posicionado firme na busca por investidores privados e na tentativa de tornar o ambiente de negócios cada vez mais facilitado. "O nosso grande objetivo é colocar o Piauí como grande referência em toda a América do Sul nas discussões envolvendo as energias renováveis, especialmente no que diz respeito ao hidrogênio verde", frisou o gestor.

Questionado sobre como imagina o Brasil em 20 anos, o governador respondeu com a ótica do Piauí, com base no que tem sido planejado para o estado durante a sua gestão. "Imaginamos um país em que as escolas em tempo integral sejam universalizadas, contendo ensino profissional e técnico dentro da grade curricular, como faremos no estado até 2025. Queremos um país em que todos ou a maioria dos serviços públicos sejam digitalizados, como estamos fazendo com o Gov.Pi Cidadão. Por fim, queremos ser uma potência mundial em energias renováveis", afirmou o governador.

Por: Ascom 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES