Rafael Fonteles firma acordo nos EUA para intercâmbio e cooperação

A parceria com a Universidade Estadual de Framingham é mais uma dentre os acordos assinados com instituições focadas em pesquisa

Rafael Fonteles firma acordo nos EUA para intercâmbio e cooperação | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (14), o governador Rafael Fonteles deu início à sua agenda oficial nos Estados Unidos, marcando o momento com a assinatura de um memorando de entendimento (MoU) junto à Universidade Estadual de Framingham (Framingham State University - FSU). Esta instituição, situada na cidade de Framingham, que abriga a maior comunidade brasileira do estado de Massachusetts, é a primeira universidade pública dos EUA.

Este acordo estabelece a base para um intercâmbio proveitoso de professores e alunos da rede pública do Piauí, permitindo-lhes participar em programas de extensão oferecidos por Framingham. Além de facilitar essa troca de conhecimentos, o MoU formaliza a colaboração e a partilha de experiências entre a universidade e o Governo do Estado, particularmente nas esferas da transformação digital e da transição energética.

A parceria com a Universidade Estadual de Framingham é mais uma dentre os acordos assinados com instituições focadas em pesquisa – atualmente, o Piauí já tem parcerias com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e com Harvard. No entanto, a FSU apresenta o diferencial de ter um ensino familiar à comunidade brasileira de estudantes e empreendedores nos EUA.

Rafael Fonteles firma acordo nos EUA para intercâmbio e cooperação - Foto: Ascom

Rafael Fonteles destacou a importância da reunião e do MoU para estreitar relações com a universidade e com o município de Framingham. “Discutimos diversos temas em que podemos cooperar uns com os outros, especialmente nas áreas acadêmica, tecnológica e de transição energética. Então, foi uma reunião importante para estabelecer esse intercâmbio de alunos e professores, além da troca de informações e experiências sobre energias renováveis, que é um tema bastante discutido por aqui e é uma das grandes bandeiras da nossa gestão”, disse o governador.

A reitora da Framingham State University, Dra. Nancy Niemi, se mostrou empolgada com a parceria e falou em agilidade para que o intercâmbio seja posto em prática. “Diversas áreas podem ser trabalhadas e discutidas com essa parceria, principalmente a partir de pesquisas científicas e trocas de experiências. Então, estamos ansiosos para que isso inicie o mais breve possível, para que logo possamos perceber os impactos positivos”, disse a reitora. 

O prefeito de Framingham, Charlie Sisitsky, elogiou a apresentação do governador e exaltou a parceria firmada, destacando que a cidade já possui um grande número de brasileiros residentes. “Acreditamos ser um acordo benéfico para ambas as partes na busca por conhecimentos que contribuam com o desenvolvimento de cada lugar”, destacou o prefeito.

A reunião contou, ainda, com a participação da diretora do Centro de Inovação do Empreendedor da FSU, a brasileira Christy Garcia; e da deputada do Estado de Massachusetts, a também brasileira Priscila Sousa. Acompanharam o governador durante as tratativas o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida; o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira; e o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Ellen Gera.

Recepção do Consulado-Geral do Brasil em Boston

Antes da agenda nos Estados Unidos, o governador Rafael Fonteles se encontrou, no domingo (13), com o cônsul-geral do Brasil em Boston, embaixador Santiago Irazabal Mourão, e demais representantes do Consulado. Na oportunidade, a instalação de um escritório do Piauí em Boston esteve em discussão.

Após o encontro, o governador agradeceu o apoio do consulado e se mostrou confiante na busca por novas parcerias ao Piauí. “É gratificante poder representar o nosso estado e ser tão bem recebido por futuros parceiros, cheios de otimismo em relação ao desenvolvimento do nosso estado”, disse Rafael Fonteles.

Rafael Fonteles firma acordo nos EUA para intercâmbio e cooperação - Foto: Ascom

O embaixador Santiago Irazabal Mourão exaltou o Piauí e as possíveis contribuições do estado ao país. “É um estado importante no que diz respeito à transformação digital, transição energética e ciência e pesquisa. Logo, acreditamos ser uma parceria que pode trazer bons frutos a todos, especialmente aos piauienses”, disse o cônsul-geral do Brasil em Boston.

(Com informações do Governo do Estado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES