Rafael Fonteles lança programa para regularizar 50 mil imóveis em Teresina

O governador Rafael Fonteles lançou o Programa de Regularização Fundiária Urbana (PROUrbe)

Governador Rafael Fonteles | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles lançou, nesta sexta-feira (20), o Programa de Regularização Fundiária Urbana (PROUrbe) com objetivo de regularizar, nos próximos 12 meses, cerca de 50 mil imóveis que foram estabelecidos em terrenos pertencentes ao Estado.

 

O programa, idealizado pela Secretaria de Administração (Sead), faz parte da Política Estadual de Regularização Fundiária Urbana, instituída através da Lei Nº 8.153/23, que vai identificar as ocupações individuais ou coletivas informais, consolidadas em imóveis públicos estaduais, e garantir a transferência da propriedade imobiliária aos respectivos ocupantes.

"Queremos garantir dignidade e segurança a essas famílias. Além disso, entendemos que é uma medida que fomenta a economia, haja vista que um imóvel regularizado é passível de financiamentos. Então, é um grande impacto econômico que irá retornar em mais investimentos e em melhor qualidade de vida à população", afirmou Fonteles.

O chefe do Executivo estadual acrescentou que todo o processo de regularização será gratuito para beneficiários do Bolsa Família e o programa  garante a anistia de juros e multas para aqueles que têm parcelas em atraso e ainda não quitaram seus imóveis. Na oportunidade, o governador ressaltou que irá regularizar 200 mil imóveis no Piauí  até o final de sua gestão. "Até o final de 2026, iremos regularizar 100 mil imóveis urbanos e outros 100 mil rurais. É uma meta que reforça o nosso compromisso e prioridade em garantir títulos de propriedade aos piauienses", concluiu. 

O secretário de Administração, Samuel Nascimento afirmou que o PROUrbe nasce da necessidade por um procedimento menos burocrático e mais eficiente para resolver o problema da regularização fundiária de conjuntos habitacionais e das ocupações informais consolidadas em seus imóveis urbanos. "Iremos mapear áreas, em todo o Piauí, em que se estabeleceram ocupações de moradias, para que elas sejam regularizadas. Além de regularizar essa situação, vamos atualizar o nosso inventário. Em resumo, o nosso objetivo é garantir moradia digna a essas pessoas", destacou. 

O Governo do Estado conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Piauí para o êxito do programa. Em agosto deste ano, O TJ-PI já havia relançado o Programa Regularizar, realizado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH). "É uma ação que nos enche de orgulho, pois vem de uma união de forças que traz grandes benefícios à população rural e urbana do Piauí", disse o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES