Rafael Fonteles: meta é ter rebanho livre da aftosa sem vacinação até 2025

A campanha contra a febre aftosa foi lançada oficialmente nesta terça-feira (16), na zona rural de Teresina.

Rafael Fonteles participa de campanha de vacinação contra a febre aftosa | Francisco Leal/CCom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles(PT) afirmou nesta terça-feira (16) que o Piauí está empenhado em alcançar a meta de tornar o rebanho bovino livre da febre aftosa sem a necessidade de vacinação até o ano de 2025. A campanha foi lançada oficialmente nesta terça-feira (16), na zona rural de Teresina. A meta é vacinar cerca de 1,8 milhão de bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias.  

Governador Rafael Fonteles durante lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa Foto: Ascom 

Fonteles ressaltou a importância de que todos os pecuaristas do estado vacinem seus animais contra a doença para que isso seja possível.  A vacinação deste ano iniciou no dia 1º deste mês e segue até o dia 31 de maio.

''O Piauí já tem tradição histórica e cultural do nosso estado na pecuária, e nós já temos um bom índice de vacinação contra a febre aftosa e a brucelose. Queremos até 2025 chegar ao estágio de zona livre da febre aftosa sem vacinação. Para isso, é necessário a participação de todos os produtores, sejam pequenos, médios ou grande”, afirmou o governador.  

O chefe do Executivo Estadual acrescentou que a vacinação é muito importante para a próxima fase que o Piauí viverá, que é a industrialização da carne produzida na região. “Vamos ter frigoríficos [industriais] em Ribeiro Gonçalves, Socorro do Piauí e Uruçuí, queremos ter também aqui na região de Teresina, em Campo Maior e no Médio Parnaíba”, disse. 

Governador Rafael Fonteles Foto: Ascom 

Piauí quer vacinar mais de 95% do rebanho

O secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, destacou a importância da vacinação como medida fundamental para que todos os estados brasileiros possam, eventualmente, tornar seus rebanhos livres da febre aftosa sem a necessidade de vacinação. Além disso, ele afirmou que o Governo do Estado está empenhado em superar a meta estabelecida pelas autoridades sanitárias do país, no sentido de garantir a saúde e segurança dos animais e, por consequência, dos consumidores finais.

“O objetivo estabelecido pelo Ministério da Agricultura é atingir o percentual de 90%. Nós chegamos a 93% e queremos aumentar em 2023 esse percentual para mais de 95% e acredito que nós vamos atingir esse percentual”, afirmou Abreu. 

Fábio Abreu Foto: Ascom 

Produtores que não vacinarem rebanho podem ser multados

O prazo para imunização do rebanho encerra no dia 31 de maio e o produtor rural tem até 15 de junho para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho, por meio do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi).

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), faz um alerta aos produtores rurais sobre a importância da vacinação do gado contra a febre aftosa. A não vacinação pode acarretar em multas e impedimento de comercialização e transporte do animal, uma vez que a Guia de Trânsito Animal (GTA) não poderá ser emitida. Além disso, para ter acesso a financiamentos junto aos bancos e para comprar milho na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que é utilizado na produção de ração animal, o produtor deve apresentar comprovação de que seu rebanho foi vacinado. Portanto, a vacinação é uma medida fundamental para garantir a saúde e segurança do rebanho, bem como para a obtenção de benefícios importantes para o produtor rural.

Campanha contra febre aftosa foi lançada nesta terça-feira Foto: Ascom  

O produtor também precisa fazer a vacinação contra a brucelose, que é uma zoonose, que afeta outros mamíferos e bovinos, e pode afetar também o ser humano. Nesse momento de vacinação contra febre aftosa, o criador deve aproveitar o manejo e realizar a vacinação das bezerras de três a oito meses contra a brucelose.

A vacina contra brucelose é dose única, ou seja, uma vez vacinado, o animal está imunizado por toda a vida, e só são vacinados as fêmeas. Lembrando que a vacina deve ser aplicada por um médico veterinário cadastrado na Sada/Adapi, ou por um técnico ou, ainda, por um auxiliar sob a responsabilidade de um médico veterinário.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES