Rafael Fonteles recebe embaixador do Japão e busca fortalecer parceria

Visita ocorreu nesta segunda-feira, no Palácio de Karnak, em Teresina.

Governador Rafael Fonteles, o senador Marcedo Castro com o Embaixador do Japão | Francisco Leal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, recebeu nesta segunda-feira, 29, uma comitiva da Embaixada do Japão no Brasil, no Palácio de Karnak, em Teresina (PI). O principal objetivo da visita é os laços entre o Piauí e o país asiático. A reunião culminou em uma coletiva de imprensa, na qual o governador e o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, participaram.

Durante a coletiva, Hayashi destacou a importância do Brasil como parceiro para o Japão, incluindo o papel significativo desempenhado pelo Piauí nesse processo. Ele mencionou parcerias existentes com empresas nas áreas de fibra óptica, tecnologia e agronegócio, expressando o desejo de expandir os laços econômicos.

O governador Rafael Fonteles ressaltou a parceria educacional entre Japão e Piauí, que já perdura por duas décadas. Ele revelou que o governo japonês financia bolsas para que brasileiros estudem no Japão, sendo o Piauí o estado que mais enviou estudantes para graduação ou pós-graduação ao longo desse período. Fonteles expressou a intenção de aprofundar essa relação, buscando apoio para enviar mais estudantes ao Japão.

Este encontro diplomático ocorreu dois meses após a missão de Rafael Fonteles no Japão em novembro do ano passado. Durante essa viagem, o Piauí celebrou três memorandos de entendimento nas áreas de energia eólica no mar, grãos e energias renováveis, com ênfase em hidrogênio verde.

Além do embaixador Teiji Hayashi, estiveram presentes na audiência Satoshi Morita, cônsul principal do Consulado do Japão em Belém; Takeya Eiji, segundo secretário da Embaixada do Japão no Brasil, e Akiko Sasaki, assessora do Consulado do Japão em Belém.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES