Rafael Fonteles recebe reivindicações da Marcha das Margaridas; fotos!

O governador Rafael Fonteles se reuniu na manhã desta segunda-feira (31), com mais de 400 mulheres trabalhadoras rurais piauienses

Governador se reúne com 400 trabalhadoras rurais | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles se reuniu na manhã desta segunda-feira (31), com mais de 400 mulheres trabalhadoras rurais piauienses, no Centro de Formação da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag-PI). Na ocasião, ele recebeu a pauta de reivindicações da Marcha das Margaridas e uma placa em agradecimento ao seu comprometimento e apoio ao movimento.

Com a previsão de receber mais de 100 mil mulheres em sua 7ª edição, em Brasília (DF), entre os dias 15 e 16 de agosto, a Marcha das Margaridas é reconhecida como a maior ação política de mulheres da América Latina, destacando o protagonismo das mulheres do campo, da floresta e das águas. Neste ano, o lema da marcha é “Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”. 

As reivindicações encaminhadas ao governador e também entregues ao Governo Federal estão organizadas em 13 eixos temáticos. São eles: democracia participativa e soberania popular; poder e participação política das mulheres; combate à violência, ao sexismo e ao racismo; autonomia e liberdade das mulheres sobre o seu corpo e a sua sexualidade; proteção da natureza com justiça ambiental e climática; autodeterminação dos povos, com soberania alimentar, hídrica e energética; democratização do acesso à terra e garantia dos direitos territoriais e dos maretórios; direito de acesso e uso da biodiversidade e defesa dos bens comuns; vida saudável com agroecologia e segurança alimentar e nutricional; autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda; saúde, previdência e assistência social pública, universal e solidária; educação pública não sexista e antirracista e direito à educação no campo; e universalização do acesso à internet e inclusão digital.

Fonteles destacou o movimento e a sua importância na implementação de políticas públicas voltadas às mulheres. “O nosso programa de governo é sintonizado com esse movimento. Essas trabalhadoras participaram, inclusive, da elaboração do nosso plano de governo. Então, o nosso trabalho, agora, é agir para implementar essas políticas rapidamente, especialmente no que diz respeito ao trabalho, emprego e renda, saúde, educação e ao combate à violência contra as mulheres”, disse.

Segundo o chefe do Executivo estadual, uma das formas de combater a violência contra as mulheres é investir para que elas conquistem a sua independência financeira. “A partir do momento em que elas se tornarem cada vez mais independentes, os índices de violência diminuirão. Sabendo disso, estamos trabalhando e priorizando para que tenham acesso ao empreendedorismo feminino, seja no campo ou na cidade e a políticas de créditos e tecnologias”, complementou.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES