Rafael Fonteles vai à posse de Fátima Bezerra como presidente do Consórcio Nordeste

A governadora Fátima Bezerra é a primeira mulher a presidir o Consórcio Nordeste, que foi criado em 2019

Posse da governadora Fátima Bezerra como presidente do Consórcio Nordeste | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles participou nesta quarta-feira (31), em Natal, da solenidade de posse da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, como a primeira mulher a presidir o Consórcio Nordeste.

Em suas redes sociais, Fonteles exaltou a importância do momento. "É a primeira mulher à frente deste Consórcio, criado em 2019. É um dia histórico e significativo para nós, governadores e governadoras dessa região belíssima, de grandes riquezas e potencialidades. É um momento para reafirmar o nosso compromisso e reforçar a união em torno das pautas importantes para a região e para o Brasil", disse. 

Na oportunidade, o gestor piauiense fez vários elogios à Fátima Bezerra. "É uma mulher de luta e com grande experiência. Todos nós acreditamos que ela fará um grande trabalho. Com cooperação federativa, trocas de boas práticas e a defesa dos interesses do Nordeste, vamos contribuir com o desenvolvimento da nossa região", pontuou. 

Após a cerimônia, foi realizada uma assembleia geral do Consórcio Nordeste, o primeiro sobre a presidência de Fátima Bezerra. “Focamos em temas como monitoramento das obras do PAC, Fundo Caatinga, o comitê científico que monitora o clima e várias outras questões de cooperação entre os estados, além de discutir, com a presença do ministro Wellington Dias, o combate à fome e a redução da pobreza”, explicou Fonteles.

Consórcio Nordeste

O Consórcio Nordeste foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região Nordeste do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Os principais objetivos do Consórcio Nordeste são promover a integração regional; atrair investimentos; articular e implementar políticas públicas integradas; ampliar e modernizar a infraestrutura de exploração dos recursos naturais da região; buscar parcerias com o setor privado; realizar compras privadas; e promover o desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente e a democracia.

O Piauí já teve um governador à frente do Consórcio Nordeste entre os anos de 2020 e 2022. Na época, o então governador do Estado, Wellington Dias, liderava discussões importantes em meio à pandemia, especialmente sobre as vacinas contra a Covid-19.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES