Rafael Fonteles visita obras de construção do aeroporto de Barra Grande

O aeroporto promete intensificar ainda mais o turismo na região e possui previsão de conclusão para este ano.

Rafael Fonteles visita obras de construção do aeroporto de Barra Grande. | Fotos: Jorge Bastos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles visitou, nesta quarta-feira (19), as obras de construção do aeroporto de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. O aeroporto promete intensificar ainda mais o turismo na região e possui previsão de conclusão para este ano. 

Segundo o Governo do Estado, o aeroporto terá pista de pouso e decolagem com balizamento noturno e extensão de 1.500m de comprimento e 25m de largura, o que possibilitará a operação de aviões de até médio porte. O equipamento contará, ainda, com um terminal de passageiros. As obras estão avaliadas em R$ 16.011.730,96 milhões.

Fonteles afirmou que o aeroporto será um divisor de águas para a região. “Um importante equipamento público que irá desenvolver ainda mais o turismo, que é a grande vocação dessa região e tem despertado cada vez mais interesse mundo afora”, disse. O gestor anunciou, também, o interesse em levar voos comerciais com aeronaves de até 40 lugares ao aeroporto.

Rafael Fonteles visita obras de construção do aeroporto de Barra Grande./Fotos: Jorge Bastos

O governador ainda informou que o acesso do aeroporto até a rodovia será asfaltado. Além disso, já está em processo de licitação uma rodovia que irá encurtar em cerca de 10km a distância de quem sai dos municípios de Piracuruca e Cocal e do estado do Ceará com destino a Cajueiro da Praia.

O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe de Carvalho Ribeiro, comemorou a chegada do aeroporto à região. “Uma obra gigante que irá fomentar o turismo, atrair investimentos e gerar emprego e renda à população. Além disso, irá contribuir para o desenvolvimento das comunidades vizinhas”, pontuou.

Durante reunião com Felipe de Carvalho, o governador garantiu obras de infraestrutura para o município, como a revitalização de todo percurso de Barra Grande até Cajueiro da Praia. “Tratamos da revitalização do percurso que vai de Barra Grande, Barrinha até Cajueiro da Praia. É uma rota muito relevante que pega diversas praias importantes e precisa ser revitalizada com várias formas de urbanização”, explicou Fonteles. 

Rafael Fonteles visita obras de construção do aeroporto de Barra Grande./Fotos: Jorge Bastos

Na ocasião, ele ainda anunciou a revitalização da praça principal da cidade e uma outra praça na região dos hotéis de Barra Grande com uma área de entretenimento para a população e turistas. Foi anunciado ainda um programa de manutenção do Cajueiro Rei, que vai receber um mirante para visitação, além da instalação de uma nova delegacia e o reforço do Grupamento da Polícia Militar (GPM) no litoral do Piauí.

Instituto ProAlgas

Rafael visitou ainda o projeto de produção de algas para o desenvolvimento de biofertilizantes e fármacos de forma sustentável. O projeto desenvolvido pelo Instituto ProAlgas prevê ainda a criação de um polo de biorrefinaria na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba.

Para Fonteles, o projeto é uma iniciativa inovadora no desenvolvimento do Piauí. É algo muito ousado que pode gerar mais de 800 empregos em Cajueiro da Praia e mais de 1000 empregos na ZPE de Parnaíba quando todo este empreendimento estiver em execução”, explicou o gestor.

Rafael Fonteles visita obras de construção do aeroporto de Barra Grande./Fotos: Jorge Bastos

Luíz Alberto, idealizador do projeto e presidente do Instituto ProAlgas, detalhou as possibilidades que a produção da alga pode beneficiar tanto o Piauí como o Brasil. “Nós iremos cultivar biomassa de algas e transformar o Piauí na maior plataforma de produção de insumos baseados em algas do Brasil. A intenção é que possamos produzir algo para a indústria de alimentação, farmacêutica, têxtil e química. Além disso, iremos produzir potássio para garantir que a agricultura brasileira possa ter soberania e não depender desse insumo do mercado externo”, detalhou o empresário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES