“Raimunda Pinto, Sim Senhor” leva o público às gargalhadas em estreia no CCT

A peça criada há 30 anos é estrelada por grandes nomes do teatro piauiense e teve exibição inédita no Teatro G3 Telecom.

“Raimunda Pinto, Sim Senhor” leva o público a gargalhadas em estreia no CCT | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite do último sábado (01), o Teatro G3 Telecom, no Centro de Convenções de Teresina, recebeu de forma inédita o espetáculo "Raimunda Pinto, Sim Senhor", a peça criada há 30 anos é estrelada por grandes nomes do teatro piauiense. A trama conta a história de Raimunda, uma cearense pobre com lábio leporino que venceu na vida mas antes passando por muitos momentos engraçados.

Com data de estreia no ano de 1992 a peça foi um estrondo na cena teatral piauiense, ela já percorreu de norte a sul do país levando o público às gargalhadas em mais de 1000 apresentações, dando ao espetáculo o título de recordista em exibições. Francisco Pelé, ator que interpreta Raimunda, destaca a felicidade de comemorar esses feitos ao longo dos 30 anos, no palco do Teatro G3 Telecom.

“É uma grande alegria voltar e logo em palco novo, mais um espaço para cultura e para o teatro piauiense e claro com Raimunda Pinto comemorando seus 30 anos. Ela volta agora mais potente, com mais vida e apesar do tempo de exibição a peça continua agradando um novo público, é um grande prazer e uma grande alegria estar aqui com esse espetáculo”, destacou.

A peça faz parte da tetralogia “RAIMUNDA, RAIMUNDA” que foi criada em homenagem à atriz Fernanda Montenegro.  O eixo geográfico da trama é instável, em uma das icônicas cenas, Raimunda está a bordo do Enola Gay, avião responsável por soltar a bomba atômica que arrasou as cidades de Hiroshima e Nagasaki.

A peça conta com mais de vinte personagens que são interpretados por oito atores que deixam ela ainda mais dinâmica, a equipe se completa com três músicos que fazem a incrível sonoplastia dando um toque especial na experiência. Responsável por três personagens da trama, Amauri Jucá, ícone do humor piauiense, revela que era fã do espetáculo desde a sua estreia, até que recebeu o convite para integrar o elenco.

“Eu faço 3 personagens na peça, o palhaço goiabinha, o costureiro e o playboy. O espetáculo é maravilhoso, o meu processo é assim, eu já era fã de carteirinha de Raimunda Pinto e quando recebi o convite em 1998 eu fiquei muito feliz de poder integrar a peça e aqui estou comemorando esses 30 anos de sucesso”, disse.

“Raimunda Pinto, Sim Senhor” leva o público às gargalhadas em estreia no CCT / Foto - Ravena Lages.

Apesar de escrita há cerca de 50 anos “Raimunda Pinto, Sim Senhor” traz pontos consigo que deixam a obra com cara de atual. Arimatan Martins, diretor do Grupo Harém de Teatro, responsável pela peça, explica que muita coisa mudou no decorrer dos últimos 30 anos, mas o espetáculo continua sendo autêntico e pretende alcançar cada vez o público mais novo.

“A cada momento é um enredo, uma narrativa diferente, ela foi escrita em 1972 por um dos maiores autores piauienses e veio para o teatro 20 anos depois, em 1992. Ela aborda inclusão, prostituição, corrupção, crise moral, guerra, gênero, mulher preta, então ela traz todo um arcabouço de assuntos. É uma peça super atual e tem a importância maior ainda em trazer essas questões para um novo público, mostrar para os jovens que não existe uma sociedade se ela não se constrói em cima de uma história e Raimunda Pinto é história”, destaca.

“Raimunda Pinto, Sim Senhor” leva o público às gargalhadas em estreia no CCT / Foto - Ravena Lages.

Com 3 décadas de história, a peça trouxe consigo a criação de novas memórias e também novos amores, como foi o caso da enfermeira Roselia Sena e seu esposo Mauro Cardoso, eles eram apenas namorados quando assistiram pela primeira vez, ainda nas primeiras exibições, e agora voltam ao teatro para assistir ao espetáculo casados e com a filha Priscila.

Uma das falas da peça virou até piada entre o casal o “E ai moreno quer uma uva” ainda leva, mesmo depois de tanto tempo, o casal a gargalhadas. “Voltar aqui é muito emocionante  a gente nem sabia, nossa filha que falou pra gente”, disse ansiosa para relembrar todos os momentos cômicos do espetáculo agora com a família.

“Raimunda Pinto, Sim Senhor” leva o público às gargalhadas em estreia no CCT / Foto - Ravena Lages.

A exibição da peça faz parte do projeto "Piauí em Cena" realizado com apoio da Coordenadoria da Juventude do Piauí (COJUV) e do Governo do Estado do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES