Receita Federal realiza operação “Teresina” contra contrabando e descaminho

O intuito é retirar de circulação produtos irregulares no comércio de Teresina.

Receita Federal realiza operação "Teresina" contra contrabando e descaminho. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A operação denominada “Teresina”, que tem como foco produtos de contrabando e descaminho relacionados a materiais eletroeletrônicos, brinquedos, roupas e calçados, ocorreu nesta quinta (10). A ação foi realizada pela Receita Federal e contou com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Polícia Aduaneira, além da Polícia Civil e Militar do Piauí e a direção do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi).

Conforme a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, durante a fiscalização foram encontrados selos falsos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Iniciamos essa operação conjunta com alvo nos carregadores de celular, fontes de notebook e demais produtos com liga ferrosa inapropriados para comercialização e consumo. Também encontramos selos do Inmetro falsos. Isso caracteriza um risco muito grande para a saúde das crianças com relação aos brinquedos. No caso dos carregadores de celular, um produto falsificado com liga ferrosa pode gerar incêndios e demais danos para saúde, além de ser considerado crime”, explicou a diretora.

Imepi, Receita Federal e diversos órgãos realizam operação contra contrabando e descaminho./ Foto: Divulgação

Ao todo, 10 lojas de diferentes localidades da cidade, como o Centro, Buenos Aires, Mocambinho, Memorare, Dirceu, foram alvos da operação. Segundo o coordenador do setor da Qualidade do Imepi, Aquiles Neto, profissionais de vários órgãos e estados participaram da operação com o intuito de retirar de circulação produtos irregulares no comércio de Teresina.

“Essa operação pretende apreender produtos pirateados e que não pagaram impostos. Basicamente, roupas, calçados, brinquedos e produtos eletroeletrônicos. No caso do Imepi, nós autuamos brinquedos sem o selo do Inmetro ou com o selo falso, além dos plugs em carregadores de celular e demais aparelhos com liga ferrosa”, ressaltou o coordenador.

O coordenador da fiscalização da Receita Federal, Ivanilson Silva, destacou a importância da parceria entre os órgãos para proteger o consumidor.” A Receita Federal autua os produtos de origem estrangeira sob controle dos órgãos e agências, no caso dessa operação a Anatel e Inmetro para combater o contrabando e descaminho”, finalizou Ivanilson.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES