Rede Meio Norte exibe o documentário Divinos do Piauí no domingo (23)

A Festa do Divino Espírito Santo é uma das mais antigas e importantes celebrações do catolicismo popular brasileiro

Festa do Divino em Oeiras | Divulgação/Somos Notícia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No próximo domingo (23) às 17h30, a Rede Meio Norte apresentará o documentário "Divinos do Piauí", um registro audiovisual inédito que documenta e comunica as ricas celebrações da Festa do Divino Espírito Santo realizadas em quatro cidades do estado: Oeiras, Amarante, Simplício Mendes e Valença. A jornalista Liana Paiva vai apresentar esse culto brasileiro de raízes europeias e as particularidades de cada celebração.

A Festa do Divino Espírito Santo é uma das mais antigas e importantes celebrações do catolicismo popular brasileiro, com origens em Portugal e que chegou ao Brasil com os colonizadores. Atualmente, a festa é comemorada após a Páscoa. Suas celebrações são marcadas por simbologias e elementos que misturam a liturgia católica com crenças populares.

O documentário explora a importância da bandeira do Divino, estampada com uma pomba branca, que é levada nos cortejos e venerada por promesseiros, romeiros e devotos de diferentes classes sociais. A atração da Rede Meio Norte também destaca o sincretismo cultural presente nas festas, com elementos que unem a cultura católica europeia e africana.

"Como jornalista, eu não conhecia e fiquei impressionada com a forma como a festa do Divino nessas cidades que vamos mostrar mobiliza as pessoas. Além da fé, ela se manifesta de várias formas e cada um tem seu jeito particular de vivenciar essa fé. É interessante observar como há de fato uma organização para que a festa aconteça, com o envolvimento não apenas das pessoas ligadas à igreja, mas também da comunidade como um todo. A mobilização de toda a cidade por conta dessa tradição centenária é impressionante", destacou Liana.

Além disso, a Rede Meio Norte ainda traz outras atrações em sua programação dominical, com o programa "Essências Floriano" apresentado por Karinne Marcedo, das 08h às 10h, e o "Essências Parnaíba", com apresentação de Wellington Benário, das 10h às 12h.

O documentário Divinos do Piauí conta com o patrocínio da Secretaria de Turismo do Governo do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES