Rede Meio Norte exibe o programa “Essências” neste domingo (16)

A equipe de reportagem visitou duas cidades que são símbolo da cultura e da história do povo piauiense.

Jornalistas Karine Santana e Wellington Benário | Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Rede Meio Norte apresenta neste domingo (16) o programa especial Essências, gravado nas cidades de Parnaíba e Floriano. Apresentado pelos jornalistas Wellington Benário e Karine Santana, a atração vai ao ar entre 8h e 12h, no canal 7.

A equipe do programa desembarcou em Floriano para explorar a cultura, gastronomia e a diversidade dessa cidade conhecida como a "princesinha do Sul". Floriano tem suas raízes no século XIX e está situada a 240 km ao sul de Teresina. É a quarta maior cidade do estado do Piauí, com uma população de 62.036 pessoas, de acordo com o Censo de 2022.

No programa, a repórter Liana Paiva conta a história da cidade que é referência na região em saúde, educação e economia. Tudo começou com a criação de uma colônia rural na área onde surgiram as primeiras fazendas de gado do Piauí. Em 1873, o estado assumiu a administração dessas terras e criou a colônia de São Pedro Alcântara, um marco importante para a fundação do município.

O historiador Djalma Nunes relata a história da região: "Aqui era uma fazenda chamada Bom Jardim, que pertencia ao termo de Amarante. Nós temos então o primeiro agrônomo piauiense a se formar, chamado Francisco Parentes. Ele era de Barras e sempre quis estudar agronomia. Ele se mudou para Teresina e conseguiu arrecadar uma certa quantia através de doações e foi para a França estudar agronomia, porque no ano de 1870 não existia esse tipo de faculdade no Brasil. Quando ele voltou da França, trouxe um projeto de construção de uma escola no interior do Piauí. Essa escola ele mostrou ao então presidente da província na época, que gostou muito e enviou Francisco ao Rio de Janeiro. Lá, ele conseguiu aprovar o decreto número 5.392, que criava o Estabelecimento Rural de São Pedro de Alcântara, em contrato entre o governo e o agrônomo Francisco Parente para a implantação de uma escola de agricultura prática."

Floriano recebeu esse nome em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto, segundo presidente do Brasil e consolidador da Proclamação da República. Durante o programa, Liana Paiva mostradas fotos históricas que retratam um pouco desse período em que embarcações navegavam pelo Rio Parnaíba, destacando a importância histórica da região.

Além disso, o programa vai explorar o potencial econômico de Floriano com setores como saúde, educação e economia, que são referências na região.

Em seguida, a equipe do programa viajou para Parnaíba, a segunda maior cidade do Piauí, com pouco mais de 150 mil habitantes. 

Parnaíba está localizada no litoral norte do estado e serve como porta de entrada para o Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto nas Américas. 

A cidade tem 178 anos de fundação e nasceu no porto das barcas, às margens do rio Igaraçu. Ao longo desses anos, Parnaíba cresceu e se modernizou, mas ainda preserva muito de sua arquitetura da primeira metade do século XIX.

Um dos pontos turísticos de destaque em Parnaíba é o metrô ferroviário, que preserva a história da cidade. Durante todos esses anos, Parnaíba passou por transformações e modernizações, mas ainda mantém viva sua arquitetura histórica.

O programa contará com a participação especial de Brisa Carranca e André Oliveira, uma dupla de artistas locais que tem muitas histórias para contar. Brisa Carranca é cantora e compositora, com influências que vão desde a MPB até o reggae. Já André Oliveira atua como compositor, arranjista e tecladista em diferentes projetos musicais.

O programa Essências conta com o patrocínio da Secretaria de Turismo do Governo do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES