Rede Meio Norte transmite documentários que revelam a beleza do Piauí

O público irá visitar diferentes locais da capital através da programação da emissora.

Rede Meio Norte transmite documentários que revelam a beleza do Piauí. | Repórter Helder Felipe
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apresentando as belezas e os encantos piauienses de forma única, a Rede Meio Norte exibirá, neste domingo (03), dois documentários com o intuito de valorizar o estado. Com o “Piauí Olhares: A floresta fóssil de Teresina” e “Piauí Olhares: Tamanho não é documento”, o telespectador irá visitar diferentes locais da capital através da programação da emissora.

O repórter Helder Felipe, da Rede Meio Norte, contou que o documentário “ Piauí Olhares: A floresta fóssil de Teresina” irá narrar a história do sítio paleontológico localizado nas margens do Rio Poti, pois o mesmo “possui diversas peculiaridades que o tornam raro no mundo”. Segundo ele, no local, é possível encontrar fósseis de árvores de 280 milhões de anos atrás ainda em posição de vida, presas ao chão.

“É um tesouro que fica no coração de uma cidade enorme. Mesmo com todas essas características, ela é pouco conhecida e divulgada e o nosso objetivo com o documentário é mostrar como o piauiense precisa valorizar esse lugar. Se o Piauí já é referência para o mundo com os achados da evolução humana na região sul, na Serra da Capivara, a gente precisa também atrair os olhos de pessoas de fora para nossa Floresta Fóssil”, destacou o repórter. 

A capital piauiense é a única cidade no Brasil a possuir uma floresta localizada em uma área urbana. Uma outra área de visitação semelhante é encontrada somente no Parque de Yellowstone, nos Estados Unidos. Helder Felipe ainda pontuou que durante as gravações foram realizadas pesquisas árduas para trazer um produto final de qualidade para o público.

“Durante dias, acompanhados de guias e especialistas, conseguimos fazer um panorama desde quando tudo começou, com o Big Bang, passando pela Pangeia, evolução da vida, o descobrimento da floresta, animais e plantas da época, até chegar nos dias atuais, com o desafio da preservação. Ficou um conteúdo incrível e esperamos que o público de casa embarque nessa viagem com a gente", afirmou Helder Felipe. 

TAMANHO NÃO É DOCUMENTO

Já o documentário “Piauí Olhares: Tamanho não é documento”, irá levar o telespectador de volta ao passado para ele conhecer a história do bairro Mafuá, além de prestigiar a arte do menor espaço cultural do mundo: o Espaço Cultural São Francisco, que fica localizado na Rua Lucídio Freitas.

Com uma biblioteca com livros de arte, quadros, telas e um pequeno museu de objetos antigos, além de movimentação para a economia, o espaço cultural proporciona a implementação de novos artistas e proporciona a quem mora nos arredores mais imersão no mundo da arte. A repórter da  Rede Meio Norte, Solange Souza, reforçou a importância desse novo olhar para o ambiente. 

“Pra mim foi uma honra  contar a história do menor espaço cultural do mundo. Foi um mergulho no mundo da arte. Conheço histórias de personagens artistas. A arte não se limita ao espaço…ela só precisa ser sentida. Neste documentário o público vai conhecer a história do bairro Mafuá e o centro cultural com 16 metros quadrados que reúne um pouco do amor à arte”, relatou a repórter. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

DOMINGO (03)

  • 17:30 às 19:30: Piauí Olhares: A floresta fóssil de Teresina

  • 21:30 às 23:30: Piauí Olhares: Tamanho não é documento



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES