Rede MN mostra a diversidade religiosa e o potencial energético do Piauí

A programação desse domingo (30) fica nas mãos da transmissão de dois documentários especiais e mostram os encantos do Piauí.

Rede MN mostra a diversidade religiosa e o potencial energético do Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (30), a partir das 8h, a Rede Meio Norte traz dois documentários especiais sobre os encantos do Piauí. O primeiro deles é "Terreiros da Fé", conduzido pela repórter Solange Soares, que irá explorar a história, lutas e tradições das religiões de matrizes africanas presentes no estado do Piauí. 

Teresina, a capital do Piauí, abriga mais de 800 terreiros, sendo aproximadamente 420 deles mapeados. A Umbanda é uma das religiões mais proeminentes nesse cenário. Apesar das adversidades históricas enfrentadas pelas religiões de matrizes africanas no Brasil, tais como a escravidão e a proibição de professar sua fé, sua resistência e papel na formação da identidade brasileira são inegáveis.

As cerimônias da Umbanda ocorrem em Terreiros ou Barracões, com rituais realizados tanto em espaços cobertos como ao ar livre. Os eventos são presididos por um "pai" ou "mãe" de santo, que desempenha o papel de sacerdote, orientando os rituais e liderando a comunidade religiosa. 

No documentário, a jornalista Solange Soares conta como esses líderes são responsáveis por transmitir a doutrina e os direcionamentos da Umbanda aos seus seguidores.

 A religião engloba uma rica variedade de entidades, incluindo os Orixás Oxalá, Xangô, Iemanjá, Ogum, Oxossi, Oxum, Iansã, Omulú e Nanã, bem como outras figuras como Caboclos, Pretos Velhos, Baianos, Marinheiros/Marujos, Erês, Malandros, Pomba-gira e Ciganos.

Os médiuns, responsáveis por estabelecer a conexão entre o mundo espiritual e o material, incorporam essas entidades para exercer sua espiritualidade. A Umbanda encontra equilíbrio entre o sincretismo religioso e as tradições afro-brasileiras, resultando em uma religião diversa e enriquecedora.

Terra do Sol e dos Ventos

O documentário "Terra do Sol e dos Ventos", apresentado pelo jornalista Helder Felipe, vai ao ar a partir das 10h na Rede Meio Norte para destacar outra faceta extraordinária do Piauí: sua liderança na geração de energia renovável. O estado ocupa o terceiro lugar no país tanto na produção de energia eólica quanto na produção de energia solar, servindo como exemplo para o Brasil e o mundo.

Rede Meio Norte mostra diversidade religiosa e potencial energético do Piauí (Foto: Reprodução)Atualmente, grande parte da energia consumida no planeta provém de combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão, que são altamente poluentes e esgotáveis, contribuindo para o aquecimento global. No entanto, as energias renováveis oferecem uma alternativa mais limpa e sustentável, aproveitando recursos naturais que se reabastecem, como o sol, o vento, a chuva, as marés e a energia geotérmica.

O Brasil se destaca no uso de fontes de energia renovável, com a energia hidráulica, solar e eólica sendo as principais fontes de sua matriz elétrica. 

O Piauí, em particular, tem apresentado um crescimento notável na geração de energia eólica e solar. Com 3,5 GW de energia eólica e 1,46 GW de energia fotovoltaica em operação, o estado demonstra seu potencial para liderar a transição para um futuro mais sustentável.

Rede Meio Norte mostra diversidade religiosa e potencial energético do Piauí (Foto: Reprodução)O documentário também vai apresentar o município de Queimada Nova, que  possui cerca de 8500 habitantes. Somando com a população das outras duas cidades, corresponde a aproximadamente 25 mil pessoas. Boa parte dos empregos aqui gerados estão ligados direta ou indiretamente à instalação das empresas de energia Eólica.

O documentário Terreiros da Fé conta com o patrocínio da Secretaria de Turismo do Governo do Piauí.

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES